Testing the adaptive markets hypothesis for Brazil/Teste da Hipotese de Mercados Adaptativos para o Brasil.

Autorde Almeida Dourado, Glener
CargoTexto en portugues - Ensayo
  1. Introducao

    Na literatura recente, foi proposta por Lo (2004, 2005) uma analise de previsibilidade dos mercados que considera que esses apresentam, de forma ciclica, periodos de previsibilidade, ou seja, devido a interferencias governamentais, guerras, bolhas e outros fatores, o mercado possui periodos eficientes e periodos nao eficientes, o que permitiria obter ganhos de forma sistematica.

    A importancia da analise da Hipotese de Mercados Adaptativos (HMA) deve-se ao fato de que os acontecimentos fazem com que os agentes alterem sua maneira de agir, incorporando as novas informacoes aos precos de forma distinta, o que pode gerar variacao temporal na correlacao serial dos retornos (Kim et al., 2011). Testar essa hipotese para o caso do mercado acionario brasileiro pode enriquecer este debate.

    Considerando que os estudos realizados para o mercado de acoes brasileiro limitam-se a verificar a Hipotese de Mercado Eficiente (HME), nao havendo evidencias do comportamento do mercado ao longo do tempo, no que diz respeito a adaptacao dos agentes aos acontecimentos, verificase a oportunidade de analisar o cenario sob a otica da Hipotese de Mercado Adaptativo (HMA), observando a variacao do nivel de previsibilidade do indice da Bolsa de Valores de Sao Paulo (Bovespa) com o passar dos pregoes. Varios estudos com a finalidade de verificar a previsibilidade de um mercado foram desenvolvidos ao longo do tempo. Os pioneiros foram Fama (1965) e Samuelson (1965), que desenvolveram a Hipotese de Mercado Eficiente (HME), considerando como eficiente um mercado no qual todas as informacoes ja estao incorporadas aos precos, nao permitindo assim obtencao de lucros sistematica, como a analise grafica, que se baseia nas cotacoes e volumes historicos. Uma das maneiras desenvolvidas para verificar a HME foi a analise de um martingale, no qual a melhor previsao para o valor de amanha e o valor de hoje, nao importando os valores passados (Campbell et al., 1997).

    Foram criadas teorias e hipoteses que ora aceitavam, ora rejeitavam a existencia de previsibilidade. Lo (2004, 2005) desenvolveu a chamada Hipotese de Mercados Adaptativos (HMA), cujo objetivo e verificar se os mercados funcionam de forma ciclica, ou seja, se com o passar do tempo existem periodos previsiveis e nao previsiveis, mostrando, assim, a possivel existencia das duas situacoes em periodos diferentes para um mesmo mercado.

    A analise de eficiencia do mercado teve varios testes e criterios desenvolvidos para a avaliacao da existencia ou nao de previsibilidade nos retornos dos ativos negociados nas bolsas de valores, como, por exemplo, testes de autocorrelacao, testes de razao de variancia e testes de espectro. Muitos desses testes sofreram diversas versoes e modificacoes ao longo da evolucao da literatura.

    Alguns estudos ja foram realizados para o Brasil e outras economias emergentes, como: Chang et al. (2004), que rejeitaram a HME; Sharma & Thaker (2013), que nao rejeitaram a HME; e Harvey (1995), que concluiu que os mercados emergentes sao menos eficientes que os mercados de economias ja desenvolvidas, como a do Japao e a do EUA.

    As principais referencias para o desenvolvimento deste trabalho sao Kim et al. (2011), que analisaram a previsibilidade dos retornos e a HMA para todo o seculo XX do indice Dow Jones, e Charles et al. (2012), que verificaram a previsibilidade e a HMA para diversas taxas de cambio. De forma semelhante a logica utilizada por Kim et al. (2011), neste trabalho utilizam-se os termos previsibilidade do retorno e ineficiencia do mercado como sinonimos.

    Considerada a importancia do conhecimento sobre o mercado brasileiro e a pouca literatura sobre o tema, elaborou-se um estudo a fim de verificar se a HMA e valida para o Brasil, utilizando dados e metodos recentes. Para isso, construiu-se um codigo no programa estatistico R, no qual foram executados o teste de razao de variancia automatica (RVA) com wild bootstrap (Kim, 2009) e teste de forma espectral generalizada (FEG) (Escanciano & Velasco, 2006), que permitiram averiguar a existencia de martingale para varios periodos. O primeiro teste e utilizado para captar dependencias lineares, enquanto o segundo visa identificar dependencias nao lineares. Esses testes sao aplicados utilizando uma janela de subamostra movel, que consiste em deslocar uma janela de observacao dia a dia de pregao, analisando separadamente cada periodo de tamanho equivalente a um ano da serie, composta pelos retornos dos fechamentos diarios do indice da Bolsa de Valores de Sao Paulo (Ibovespa). Por fim, o trabalho verifica a volatilidade de cada subamostra e analisa sua correlacao com os resultados dos testes. Dessa forma, pode-se verificar qual a relacao existente entre o risco e a previsibilidade.

    Com isso, espera-se contribuir com a pouca literatura sobre o aspecto comportamental da previsibilidade do mercado de acoes brasileiro, trazendo resultados mais atuais, com base em testes robustos. A eficiencia do Ibovespa, sob a (otica mais tradicional, ja foi, sim, analisada ao longo tempo. Tabak (2003) testou a HME por meio de janelas moveis e concluiu que de 1986 a 1994 essa hipotese pode ser rejeitada, porem nao se pode afirmar o mesmo de 1994 a 1998. Contudo, ate onde verificado, nao ha estudo que utilize esses testes com janelas movendo-se diariamente para a analise da HMA, que introduz o aspecto da mudanca de comportamento dos agentes. Essa sera a principal contribuicao desse estudo, que conclui, por meio de seus testes, que o mercado de acoes brasileiro e eficiente e adaptativo sob a Hipotese de Mercado Eficiente (HME) e a Hipotese de Mercados Adaptativos (HMA).

    O trabalho esta organizado da seguinte forma: Secao 2, que aborda os principais estudos que embasaram a evolucao da teoria e o atual trabalho; Secao 3, na qual sao descritos os dados e os testes utilizados; Secao 4, em que os resultados empiricos e sua analise sao apresentados; e Secao 5, que conclui o trabalho e destaca possiveis continuacoes para o estudo.

  2. Revisao de Literatura

    2.1 A Hipotese de Mercado Eficiente (HME) e a Hipotese de Mercados Adaptativos (HMA)

    O questionamento sobre a previsibilidade dos precos nos mercados sempre foi alvo de estudos na area de Financas. Os artigos considerados nessa analise datam da segunda metade do seculo XX, com os artigos seminais de Fama (1965) e Samuelson (1965), que desenvolveram a Hipotese de Mercado Eficiente (HME), cujo objetivo e avaliar se os retornos dos mercados sao previsiveis, ou seja, toda informacao disponivel e instantanea e completamente agregada aos precos. Caso sejam eficientes, os mercados nao permitem que seus retornos sejam previstos sistematicamente.

    A HME pode ser escalonada em categorias de acordo com o nivel e a tempestividade da incorporacao da informacao pelos precos. Na literatura, grosso modo, existem tres principais formas, quais sejam: (i) fraca, na qual os precos atuais refletem todas as informacoes publicas passadas disponiveis; (ii) semiforte, que se assemelha a forma fraca, porem ha o fato de os precos, instantaneamente, adequarem-se a novas informacoes publicas; e (iii) forte, que alem das caracteristicas da forma semiforte, considera que os precos ja refletem ate as informacoes sigilosas. A maioria dos estudos dedica-se a verificacao da HME com base no conceito da forma fraca, ou seja, considera apenas as informacoes historicas na analise da previsibilidade dos precos dos ativos do mercado. Logo, a analise das informacoes passadas, na forma fraca, e bastante relevante para a verificacao de correlacao entre os valores dos retornos passados e, assim, determinacao da existencia ou nao de previsibilidade. Caso os retornos dos ativos ou indices sejam eficientes de forma fraca, nao e possivel prever seus retornos baseando-se apenas nas informacoes passadas, como preco e volume.

    Relevante destacar estudo no qual foi distribuida uma pesquisa a mais de quatro mil professores de Financas de diversas universidades do mundo, que teve como resultado que a maioria desses docentes acredita que o mercado seja eficiente na forma fraca ou semiforte (Doran et al., 2010), ou seja, conhecedores do tema creem que nem toda a informacao esta incluida nos valores dos ativos. Nessa discussao, e interessante citar a colocacao de Grossman & Stiglitz (1980) em seu artigo "On the impossibility of informationally efficient markets", no qual ha a afirmacao de que e impossivel um mercado ser perfeitamente eficiente, uma vez que ha informacoes que nao estao refletidas nos precos, assim, os comitentes tem interesse em negociar informacoes para serem recompensados por isso (Campbell et al., 1997).

    A nao rejeicao da hipotese de que os precos seguem um passeio aleatorio (um martingale, de forma mais ampla) e associada a nao rejeicao da Hipotese de Mercado Eficiente. A diferenca entre ambos e descrita em Escanciano & Lobato (2009), que mostra que um processo martingale significa, basicamente, que o preco de hoje e a melhor previsao do preco de amanha para um ativo, ou seja, um processo estocastico.

    Dessa forma, se os precos dos ativos nao sao previsiveis, esses seguem uma sequencia martingale em diferencas (SMD) e, considerando, tecnicamente, que os ativos nao sao estacionarios, em vez de testar se os precos seguem um processo martingale, e mais comum analisar se os retornos dos ativos seguem uma SMD. Em suma, um passeio aleatorio e mais restritivo que um martingale. Matematicamente, dada uma serie de tempo [{[y.sub.t]}.sup.T.sub.t=1], a hipotese de passeio aleatorio e formada, quando [theta] = 1, pelo modelo autorregressivo de primeira ordem

    [y.sub.t] = [mu] + [theta][y.sub.t-1] + [[epsilon].sub.t] (1)

    no qual [mu] e um parametro drift desconhecido e [[epsilon].sub.t] a sequencia de termos de erro, que, em geral, nao sao independentes e identicamente distribuidos (i.i.d.). Quando os termos de erro nao sao uma sequencia i.i.d., o passeio aleatorio e denominado processo martingale, no qual a sequencia...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT