Transporte aéreo global de passageiros tem queda de 91,3% em maio, diz Iata

O transporte aéreo internacional de passageiros registrou, em maio, queda de 91,3% em comparação com o mesmo mês de 2019, informou nesta quarta-feira (1º de julho) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). O setor apresentou uma pequena melhora em relação a abril, quando o tráfego de passageiros caiu 94%. A melhora foi associada à recuperação em alguns mercados domésticos, principalmente na China.

“Estamos apenas no começo de uma recuperação longa e difícil. E há uma enorme incerteza sobre o impacto que um ressurgimento de novos casos de covid-19 em mercados-chaves poderia ter”, afirmou, em comunicado, Alexandre de Juniac, presidente da Iata.

Em evento on-line realizado na manhã desta quarta com jornalistas, o economista-chefe da Iata, Brian Pearce, disse que mais de um terço dos mercados globais estão afetados pelo aumento de casos de covid-19, o que ameaça a pequena recuperação apresentada pelo setor. Desde meados de junho, com o surgimento de novos casos da doença na China, a recuperação nas vendas de bilhetes aéreos parou.

De acordo com a Iata, se os mercados dos Estados Unidos e da China permanecerem fechados no segundo semestre por causa dos novos casos de cpvod-19, o setor aéreo pode fechar o ano com queda de 73%, e não com queda de 53%, como foi projetado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT