Avaliação de aplicabilidade de treinamentos administrados na organização

AutorFabrício Artur Rossa - Paulo Moraes Sanchez - Tiago Milan
CargoAcadêmicos do Curso de Administração da FSG
Páginas39-57
AVALIAÇÃO DE APLICABILIDADE DE TREINAMENTOS
ADMINISTRADOS NA ORGANIZAÇÃO
1
Fabrício Artur Rossa2
Paulo Moraes Sanchez2
Tiago Milan2
RESUMO: O presente estudo analisou as va ntagens da aplicação de treinamentos administrados na organização,
focando em um processo de melhoria continua onde o colaborador treinado é peça fundamental para o sucesso.
Fundamentando o projeto pode-se citar autores como Taylor e Chiavenato que agregaram informações de grande
relevância para o sucesso do estudo. Os dados foram levant ados através de uma abordagem quantitativa administrada
através de um questionário fechado aplicad o aos participantes do projeto munida do método descritivo, onde, através
de um estudo de caso focado em alguns documentos e specíficos da organização contribuíram para mensurar os
dados. Os resultados deixaram claro que tais treinamento s trazem uma larga vantagem para a empresa, deste a
melhoria em seus indicadores até a motivação de seus colaboradores. De fato podemos concluir que é viável a
aplicação deste tipo de treinamento, uma vez que resultados po sitivos podem ser vis ualizados com indicadores
simples em um pequeno espaço de tempo, basta apenas adaptar os treinamentos a realidade de cada or ganização.
Palavras-chave: Treinamento. Multiplicadores. Internamente.
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade o avanço tecnológico tem trazido novos desafios às empresas como
um todo, a crescente busca do mercado consumidor por preços competitivos e qualidade tem
induzido as organizações a buscarem a capacitação de seus profissionais, uma vez que estes são
peças chaves para o bom uso e domínio das tecnologias aplicadas.
O ser humano nasce com o dom de agregar conhecimento no decorrer de sua vida,
ou seja, este está em constante mutação, inovando e aperfeiçoando-se de acordo com as
necessidades que vão surgindo no decorrer de sua carreira profissional. O conhecimento, muitas
vezes, precisa ser buscado fora de seu posto de trabalho, ou seja, em instituições específicas às
quais requerem também pessoal devidamente treinado e habilitado para multiplicar certo tipo de
aprendizado. Algumas empresas têm buscado formas alternativas de treinamento aos seus
colaboradores, trazendo multiplicadores para dentro na companhia ou até mesmo criando grupos
de multiplicadores em seus times de trabalho a fim de disseminar informações relevantes e
fundamentais para a execução das tarefas diárias.
1 Trabalho de pesquisa desenvolvido na Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica ministrada pelo Professor
Odir Berlatto.
2 Acadêmicos do Curso de Administração da FSG.
2
Desse modo, não somente basta às organizações investirem em novas tecnologias,
mas sim, seus colaboradores de modo geral precisam estar devidamente instruídos a fazer uso das
mesmas, com treinamentos específicos voltados ao melhor desempenho geral da empresa,
juntando a motivação e o comprometimento de cada indivíduo para o resultado final. É com este
intuito que foram analisadas quais as vantagens da administração de treinamentos na organização,
avaliando sua aplicabilidade, identificando as oportunidades de crescimento profissional ligadas a
tais cursos, como também foi executado uma breve análise do custo benefício de sua aplicação.
De modo geral, as organizações buscam a partir de programas de treinamento e
desenvolvimento capacitar seu quadro funcional objetivando a melhoria contínua da produção ou
prestação de serviços, justificando assim a devida preocupação em ter em seu quadro funcional
pessoas altamente eficientes. Pelo presente relatório identificamos os resultados obtidos focados
nos objetivos propostos, fundamentado por autores que trabalham no assunto, apresentando
informações obtidas de uma pesquisa quantitativa munida da análise documental da organização
relevante aos dados que buscamos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Esse capítulo trata de assuntos acerca da representatividade da administração de
treinamentos internos, enfatizando o uso de multiplicadores para equivalência de conhecimentos
dentro da organização.
2.1 Treinamentos administrados internamente
A constante busca pela capacidade de competir munida à necessidade de melhorias
na qualidade e redução de custos de seus produtos, tem gerado uma necessidade cada vez maior
de profissionais qualificados e aptos a buscar junto às organizações a melhoria continua de seus
indicadores. O profissional devidamente treinado e capacitado a realizar certo tipo de função trará
por meio de seus esforços resultados relevantes os quais são a base para o sucesso das empresas.
Conforme Barreto (1995), o treinamento conceitua-se pela educação profissional
que visa adaptar o homem ao trabalho em uma determinada organização, instruindo-o de forma
adequada para o exercício de um cargo, sendo aplicado em qualquer nível ou setor. Com base
neste conceito e entendendo que o capital humano é o principal recurso das organizações, pode-se

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