Trump pressiona vice-presidente a não certificar eleição de Biden no Congresso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está pressionando seu vice, Mike Pence, a tentar reverter o resultado das eleição presidenciais na quarta-feira, quando o Congresso se reúne para certificar a vitória de Joe Biden.

A sessão de certificação é normalmente uma cerimônia protocolar conjunta do Congresso, reunindo deputados e senadores. Como vice-presidente, cabe a Pence presidi-la e declarar o democrata como vencedor do pleito realizado em novembro.

Mas Trump, que continua repetindo acusações sem evidências de que a eleição foi roubada por seus adversários, reforçou nas últimas horas a pressão para que Pence reverta os resultados da eleição, sugerindo que seu vice poderia usar a ocasião para anular o pleito.

“O vice-presidente tem o poder de rejeitar os delegados escolhidos de forma fraudulenta”, escreveu Trump nesta terça-feira no Twitter, em referência aos representantes do Colégio Eleitoral designados por cada Estado.

Pence, porém, não tem poder para alterar ou rejeitar os votos dos delegados em cada Estado, já certificados oficialmente pelas autoridades locais. O Colégio Eleitoral confirmou em 15 de dezembro o resultado das urnas e declarou Biden como vencedor da disputa.

A pressão de Trump ganhou apoio de alguns de seus aliados mais fiéis, como Perry Hooper Jr., um importante republicano do Alabama. “Sabemos que esta coisa foi roubada e esperamos e oramos que para que o vice-presidente se apresente e defenda o presidente Trump”, ele disse.

O presidente já havia enviado uma mensagem direta a Pence sobre o caso na segunda-feira, durante um comício na Geórgia, que nesta terça define quem serão os dois senadores do Estado pelos próximos anos, em um pleito que decidirá que partido controlará o Senado.

Apesar das alegações, Trump e seus aliados não apresentaram fraudes de que houve uma fraude eleitoral generalizada para beneficiar Biden.

A campanha do republicano perdeu diversos processos na Justiça desde novembro. Em alguns casos, advogados do presidente foram repreendidos nos tribunais pela ausência de evidências.

Ciente de que seu futuro político depende de como se sairá na quarta-feira, Pence deve equilibrar as preocupações da base de apoio de Trump e as exigências constitucionais do cargo que ocupa.

O vice está agora está no meio de uma guerra dentro do Partido Republicano iniciada pelo próprio presidente.

“Ele está em uma posição muito complicada e difícil”, disse o pesquisador republicano Dave Winston. “Ele precisa parecer...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT