UE diz estar preocupada com planos do Reino Unido para descumprir acordo do Brexit

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta quarta-feira estar muito preocupada com a intenção do Reino Unido de aprovar um projeto de lei para revogar partes do acordo do Brexit.

“Estou muito preocupada com os anúncios do governo britânico sobre as intenções de violar o Acordo de Saída. Isso violaria a lei internacional e minaria a confiança. Pacta sunt servanda = a base de relações futuras prósperas”, escreveu Von der Leyen no Twitter.

As declarações de Von der Leyen, que usou a expressão em latim para reforçar a ideia de que pactos existem para serem cumpridos, ocorrem depois de o governo britânico ter admitido que pretende violar a lei internacional para anular partes do acordo do Brexit relativos à Irlanda do Norte.

A intenção, expressada ontem pelo ministro para a Irlanda do Norte, Brandon Lewis, gerou críticas não só de líderes europeus, mas também de importantes figuras do Partido Conservador, liderado pelo primeiro-ministro do país, Boris Johnson.

A ex-premiê Theresa May contestou os planos de seu sucessor...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT