Um ano após invasão do Congresso, Biden diz que Trump ainda é uma ameaça à democracia americana

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, responsabilizou seu antecessor no cargo, Donald Trump, pelo ataque ao Congresso que chocou o mundo há um ano. Em um discurso para lembrar o aniversário da invasão, o democrata afirmou que o republicano continua representando uma ameaça à democracia e que o país precisa encarar esta realidade para evitar uma tragédia similar no futuro.

Sem citar Trump pelo nome, Biden acusou o ex-presidente de espalhar uma rede de mentiras sobre as eleições presidenciais de 2020 por simplesmente não aceitar perder, dificultando a transição de poder, algo inédito na história da democracia americana. Para ele, seu adversário incentivou que uma “insurreição armada” invadisse o Congresso para beneficiar seus próprios interesses e colocar Washington sob cerco.

“Aqui está a verdade: o ex-presidente dos EUA criou e espalhou uma teia de mentiras sobre as eleições de 2020”, disse Biden. “Ele fez isso porque valoriza mais o poder do que os princípios, porque vê seu próprio interesse como mais importante do que o interesse de seu país e porque seu ego ferido é mais importante do que nossa democracia ou nossa Constituição. Ele não consegue aceitar que perdeu.”

Biden foi o segundo a discursar em um evento organizado pelos democratas para marcar o aniversário dos ataques que deixaram cinco mortos e dezenas de feridos após uma turba incentivada por Trump ter invadido o Congresso para evitar a certificação da vitória do democrata nas eleições.

Mas, em vez de mostrar como os EUA se uniram para superar o trauma das cenas registradas em 6 de janeiro de 2021, o evento indica como o país permanece dividido. Líderes republicanos decidiram não participar da celebração, alguns deles temendo irritar Trump, que continua sendo uma das vozes mais importantes dentro do partido.

Antes de Biden, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, afirmou o espírito americano está sendo testado e que os extremistas que invadiram os corredores do Congresso não visavam apenas deputados e senadores. “O que eles estavam atacando eram as instituições, os valores, os ideais que gerações de americanos lutaram e derramaram sangue para estabelecer e defender”, disse ela.

Trump foi alvo de um processo de impeachment por causa...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT