Um em cada dez estudantes não tinham nem aula presencial nem outra atividade em 2020, diz IBGE

Um cada dez estudantes brasileiros (10,8%) entre 6 e 17 anos não tiveram nem aula presencial nem qualquer atividade pedagógica em 2020, aponta a Síntese de Indicadores Sociais 2021, com dados referentes a 2020, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Alunos de escolas públicas, de áreas rurais e das regiões Norte e Nordeste enfrentavam situações ainda piores que a média brasileira.

LEIA MAIS:

Na região Norte, a taxa chega a 25,4%, seguida pelo Nordeste (15,8%). As demais regiões estão abaixo da média brasileira: Sul (2,3%), Centro-Oeste (5,5%) e Sudeste (7,4%). A proporção de estudantes sem atividades é de 12,9% nas escolas públicas, mais de quatro vezes maior que entre escolas privadas (2,9%). Há diferenças expressivas também quando se comparam as áreas rurais (15,9%) e urbanas (9,7%).

A desigualdade fica ainda mais clara quando se compara o desempenho por unidade da federação. Em Roraima, quase um terço (31,7%) ficaram sem aulas e sem atividades pedagógicas mencionadas, como aulas online, deveres e estudo dirigido, por exemplo. Além de Roraima, outros três Estados ficaram com taxas acima de 30%: Pará (31%), Amapá (30,3%) e Amazonas (30,3%).

Na outra ponta, sete Estados brasileiros ficaram na faixa dos 3% ou abaixo disso. Paraná (1,5%) foi o que menos deixou os estudantes na mão, seguido por Santa Catarina (1,8%), Rondônia (2,4%), Distrito Federal (3,0%), Mato Grosso do Sul (3,1%), Ceará (3,3%) e Rio Grande do Sul (3,4%). Em São Paulo e no Rio de Janeiro as taxas foram de 6,1% e 14,4%, respectivamente.

Outro indicador adotado pelo IBGE para avaliar o ensino on-line foi a oferta de aulas síncronas pela internet com interação, ou seja, com transmissão ao mesmo tempo em que estavam sendo realizadas e com possibilidade de participação dos alunos, classificado como o modelo mais próximo do que seria uma atividade presencial.

Na média brasileira, 42,6% das escolas realizaram esse tipo de aula...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT