Um Mundo de Serviços Ambientais – O Marketing Ambiental das Empresas no Século XXI

AutorRobson Zanetti
CargoAdvogado. Doctorat Droit Prive Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Corso Singolo Diritto Privato Universitá degli Studi di Milano

Antaeus é filho de Gaia, e invencível enquanto conseguir manter os seus pés na Terra. Por mais que tivesse sido arremessado ao chão por Hércules, ele voltava cada vez mais forte. A Terra é a fonte de sua força. Apesar do filho de Zeus ter descoberto seu segredo e acabado com sua existência, a mensagem é bastante clara: A Terra dá força ao filho de Gaia. Hoje, somos mais de 6 bilhões. Filhos contemporâneos da Mãe Terra, vem de longe o aviso para não deixar de ter os pés bens firmes junto a ela, sob pena de sucumbirmos frente a perspectiva de perder sua força. A alegoria representada pelo levantar Antaeus do solo, retirando o seu contato com a Terra, para tirar-lhe então a vida, está ganhando cada vez mais contornos modernos. As empresas hoje estão sendo chamadas para a luta pela sobrevivência da Terra. Sem a sustentação de Gaia, estaremos todos à mercê de um futuro incerto, que está sinalizando com aquecimento global, falta de água e extinção da biodiversidade, para citar apenas três dos principais problemas enfrentados pela população mundial. Para conseguir sobreviver, é preciso voltar a valorizar a nossa ligação de força com a Terra. Ocorre que ao longo do tempo, a produção industrial, a capacidade gerencial, a organização, o capital e outros, foram sendo cada vez mais valorizados e perseguidos pela sociedade. Ao distanciar-se dos valores relacionados com a Terra, a humanidade perigosamente se coloca em risco, como aconteceu na fábula Grega. É um sentimento de que todos comungam, em menor ou maior grau. As principais organizações mundiais, sejam elas assembléias globais, multilaterias ou bilaterais, assim como empresas multinacionais e corporações de todos os tamanhos, tem atentado para esse fato e, em conjunto, buscado soluções. A mais promissora delas parece ser a valorização e o pagamento por serviços ambientais. Serviços ambientais são, por definição, prestados pelos ecossistemas para prevenir, evitar ou mitigar os efeitos indesejados dos produtos ou serviços da atividade humana. O Pagamento por Serviços Ambientais é uma forma de valorizar essas ações que os ecossistemas fornecem, livremente, para toda a humanidade. Existem mais de 30 diferentes serviços ambientais agrupados em quatro classificações principais (suprimento, cultural, regulatório e de suporte). O termo “serviço”, vem do latim servitium (condição de escravo), o estado de que é servo, no dever de servir. São serviços prestados pela Terra, através de seus ecossistemas, para...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT