Uneafro apresenta queixa contra Russomanno sob acusação de racismo

Ligada ao movimento negro, a entidade Uneafro Brasil entrou com representação criminal no Ministério Público de São Paulo contra o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos), candidato à Prefeitura de São Paulo, sob a acusação de racismo. A entidade pede a retração de Russomanno sobre recentes declarações na campanha eleitoral e defende que ele seja criminalmente punido.

Nesta semana, Russomanno chamou de “vandalismo” uma ação da Prefeitura de São Paulo em lembrança do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. A gestão municipal exibiu a imagem de um punho cerrado, símbolo do movimento negro, no lugar do ícone de pedestre de alguns semáforos da cidade.

“Lutarei para que atos de vandalismo como esse aqui não ocorram novamente e para que não fiquem impunes”, escreveu Russomanno no Twitter, ao comentar uma postagem do cantor Roger Rocha Moreira, vocalista da banda Ultraje a Rigor, que afirmou que o “punho cerrado é um símbolo comunista”.

Um dia depois, Russomanno evitou falar a jornalistas sobre a crítica à homenagem ao movimento negro. Nesta sexta-feira, porém, durante sabatina da “Folha de S.Paulo” e do Uol, ele disse que só depois de “apagar a história” é que se poderia falar que o punho cerrado é uma homenagem ao movimento negro. Ao se justificar, disse ter sido criado por uma “mãe de leite negra”.

“Se a gente remeter essa história [da imagem do punho cerrado], vamos ver que, em 1917, Lênin usava o punho fechado como defesa do socialismo. Depois, tivemos [José] Genoino e [José] Dirceu fazendo o mesmo gesto. O gesto é tido ao longo de mais de cem anos como um gesto de esquerda. A gente tem que apagar a História primeiro para, depois que apagar a História, a gente falar sobre isso”, disse, ao ser questionado sobre a crítica à homenagem.

“Não vou polarizar essa questão. Eu fui criado por uma mãe de leite, negra. Eu sou uma pessoa que não vejo diferença entre os negros e os brancos. Tenho grandes amigos que são negros. E tive namorada [negra], inclusive. Não tenho problema nenhum com isso”, continuou o candidato.

Russomanno criticou a prefeitura por fazer a homenagem “sem dizer para a população o que está fazendo” e disse ainda que a gestão municipal deveria responder pelo crime de improbidade por “contrariar a legislação de trânsito”, ao colocar uma imagem de punho cerrado no semáforo.

Esse tipo de ação nos semáforos para pedestres, no entanto, é comum na capital paulista, em locais próximos a pontos turísticos, como o Museu de arte...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT