União Brasil, MDB e PSDB negociam acordo para disputar juntos a Presidência

Os presidentes nacionais de União Brasil, MDB e PSDB se reunirão nessa terça-feira (15), em Brasília, em busca de uma aliança para disputarem juntos a Presidência da República e de um acordo para a próxima legislatura no Congresso.

Os três partidos negociam a formação de uma federação, com o lançamento de candidato único à Presidência. Essa proposta, no entanto, é vista com ceticismo por dirigentes das três legendas, por conta das divergências entre lideranças partidárias e dificuldades para compor palanques nos Estados. Com a federação, os três partidos teriam que disputar juntos as eleições de 2022 e 2024.

Mesmo se a federação não for aprovada pelos três partidos, as legendas tentam se manter unidas na disputa presidencial. O presidente nacional do União Brasil (partido formado pela fusão de PSL e DEM), Luciano Bivar, busca um pacto com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e com o do PSDB, Bruno Araújo, para a eleição nacional.

A definição de um eventual candidato único dos três partidos para a Presidência deve ser postergada para maio, quando termina o prazo para que as legendas registrem uma eventual federação. O PSDB já lançou a pré-candidatura do governador paulista, João Doria, e o MDB anunciou a senadora Simone Tebet (MS) como pré-candidata.

A escolha de um nome único deve gerar impasses entre os dois partidos, uma vez que Doria não pretende retirar a pré-candidatura para apoiar Simone Tebet, apesar da pressão de tucanos contrários a ele para que desista da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT