União Europeia libera a circulação de produtos para enclave da Rússia via trens

A União Europeia informou que os países-membros do bloco podem circular mercadorias sancionadas à Rússia desde que sejam transportadas por trens. A medida busca arrefecer as tensões entre a UE e a Rússia, que ameaçou retaliações após a Lituânia ter proibido o envio de diversos produtos para o enclave russo de Kaliningrado.

A região não tem ligação terrestre com o resto da Rússia e faz fronteira com a Polônia e a Lituânia, dois membros da UE. A justificativa lituana para a interrupção do envio de cargas para Kaliningrado foi justificada pelas sanções impostas pela UE contra a Rússia por conta da guerra da Ucrânia, que impediam a circulação de determinados produtos com Moscou.

Leia mais:

A questão se tornou um problema depois que a Rússia ameaçou retaliações por conta do isolamento de Kaliningrado, porém a decisão da UE desta quarta-feira (13) indica que o bloco não pretende escalar as tensões.

Segundo o bloco, as autoridades nacionais dos membros da UE não têm o direito de realizar verificações — inclusive em cargas ferroviárias — para bens que estejam sancionados. Os Estados-membros precisam garantir que os volumes enviados estejam alinhados com os anos anteriores para garantir que não haja evasão das sanções. A UE também reafirmou que as mercadorias sancionadas não podem ser transportadas por...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT