Urna eletrônica nunca teve fraude comprovada em 25 anos, diz Barroso

No dia em que a urna eletrônica completa 25 anos, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, saiu em defesa do sistema de votação brasileiro e destacou que, neste período, nunca se comprovou qualquer fraude nas eleições.

“O Brasil tem muitos problemas que o processo democrático e a democracia ajudam a enfrentar e resolver, mas um desses problemas não é a urna eletrônica, que até aqui tem sido parte da solução, assegurando um sistema íntegro e que tem permitido a alternância de poder sem que jamais se tenha questionado de maneira documentada e efetiva a manifestação da vontade popular”, disse.

Para ele, as "urnas eletrônicas ajudaram a superar os ciclos da vida brasileira que vêm pelo menos desde a República Velha, em que as fraudes se acumulavam”.

Sem nunca apresentar provas, o presidente Jair Bolsonaro costuma questionar a lisura do resultado das eleições de 2018. Seus apoiadores são acusados de disseminar "fake news" contra as urnas e pedir a instituição do voto impresso.

Barroso disse ainda que o voto...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT