Uruguaios votam por manter reformas liberalizantes de Lacalle Pou em plebiscito

Os uruguaios decidiram em um plebiscito realizado no domingo manter um pacote de leis aprovado pelo presidente do país, o conservador Luis Lacalle Pou, pouco depois de assumir o poder.

Segundo resultados preliminares, 47,3% dos uruguaios votaram para não modificar 135 dos 476 artigos do pacote, conhecido como Lei Urgente de Consideração (LUC). Por outro lado, 46,3% votaram “sim” para revogar as reformas de Lacalle Pou.

Entre as medidas mais questionadas estavam a incorporação de uma regra fiscal que limita o crescimento dos gastos públicos, a autorização para que o Executivo fixe a cada 60 dias o preço dos combustíveis com base em critérios de mercado, uma limitação do direito de greve e uma flexibilização das relações de trabalho nos setores privado e estatal.

O plebiscito era considerado como uma ampla pesquisa sobre a aprovação de Lacalle Pou, que sai vitorioso da disputa. Pouco antes da meia-noite de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT