Vale dispara 8% e puxa bolsa, que avança 3,4% na semana

Alta internacional do minério de ferro favorece mineradoras

Rennan Setti

rennan.setti@oglobo.com.br

Na Indonésia. Indofood formou joint-venture com a Brasil Foods para explorar o mercado de aves

Dimas Ardian/Bloomberg/3-9-2013

Uma recuperação nos preços das Commodities ontem deu fôlego às ações de Vale e Petrobras, levando a Bovespa a fechar sua primeira semana no azul em dezembro (alta de 3,44%). As ações ordinárias (ON, com direito a voto) da mineradora registraram avanço de 8,07%, o maior desde 4 de maio de 2009, quando subiram 10,86%. O Ibovespa ganhou 2,38%, aos 49.650 pontos. O dólar comercial interrompeu a sequência de quedas e fechou praticamente estável, com alta de 0,07%, a R$ 2,657.

As ações preferenciais (PN, sem voto) da Vale ganharam 8,24%, na esteira da alta de 1,1% do minério de ferro no mercado global e do avanço de outras mineradoras nas Bolsas globais. Em Londres, a BHP Hilton ganhou 2,1%, e a BHP Billiton, 3,57%. Como consequência, a Bradespar, que detém participação na Vale, subiu 7,81% no pregão.

- O cenário externo contribuiu muito, com o preço de Commodities subindo, sobretudo o petróleo - diz João Pedro Brugger, da Leme Investimento, explicando que contribuiu para o mercado o aceno de Jeffrey Lacker, presidente do Federal Reserve (o banco central americano) de Richmond, sobre a possibilidade de a elevação da taxa básica de juros dos EUA não ocorrer no ano que vem. - Assim, é possível que só haja aumentos em 2016, o que favorece o crescimento global e é ótimo para exportadoras.

Rogério Freitas, sócio da Teórica Investimentos, avalia que os agentes financeiros globais dão sinais de maior apetite para o risco, reduzindo um pouco o nervosismo das últimas semanas.

- As...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT