Varejo restrito sobe 0,8% em janeiro, diz IBGE

O volume de vendas no varejo restrito abriu o ano de 2022 com alta 0,8% das vendas em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10).

O instituto também divulgou uma forte revisão do dado para o desempenho de dezembro, frente a novembro. A queda inicial de 0,1% foi revista para uma retração de 1,9%.

Na comparação com janeiro de 2021, o varejo restrito caiu 1,9%. O comércio restrito acumula alta de 1,3% no resultado acumulado em 12 meses até janeiro.

Com o resultado de janeiro, o varejo restrito se encontra 1,0% abaixo do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Originalmente, o IBGE havia informado que esse percentual era 0,8%, mas corrigiu o dado.

O resultado de janeiro de 2022 ante dezembro de 2021 do varejo restrito veio maior que a mediana estimada pelo Valor Data, apurada junto a 31 consultorias e instituições financeiras, que era de 0,3%. O intervalo das projeções para o varejo restrito era de queda de 2,1% a alta de 1,3%.

A receita nominal do varejo restrito acumulou alta de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT