Veja dicas para economizar ao comprar passagem aérea

Diante de um cenário tarifário menos favorável ao consumidor, técnicas e algumas dicas podem ser fundamentais para garantir que a tão sonhada viagem de fato vire uma realidade.A tarifa aérea média no Brasil fechou dezembro de 2023 em R$ 703,09, alta de 8,1% na comparação com dezembro de 2022 e de 26,5% contra igual mês de 2019, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os dados foram corrigidos pela inflação até dezembro passado.Apenas a ponte aérea, ligação entre os terminais Santos Dumont e Congonhas, teve um bilhete médio de R$ 740,10, o que equivale a uma alta de 30,8% contra o registrado em dezembro de 2022 e um salto de 95,7% contra igual mês de 2019.Ante o cenário, veja dicas das aéreas e empresas de turismo para planejar a viagem pagando menos.Antecedência é a chave"Com planejamento, é possível garantir preços, pelo menos, 30% mais baratos", disse Daniel Almeida, diretor de Produtos Aéreos da CVC Corp.Segundo a Latam, o cliente que busca voar na baixa temporada deve comprar sua passagem com pelo menos três meses de antecedência do voo — período em que é possível encontrar as melhores condições.Já o cliente que precisa viajar na alta temporada — férias escolares, feriados, festas de fim de ano e carnaval) — deve programar seu voo evitando feriados e fim de semana (sexta-feira a domingo), dando preferência para embarques em dias úteis de segunda-feira a quinta-feira.Já a Azul disse que ter opções de destino e horário ajudam. "Por exemplo, se o seu destino conta com mais de um aeroporto, considere todas as opções, pois é possível encontrar um melhor custo-benefício".Oferta na madrugada. Mito?Segundo Daniela Araujo, diretora da Decolar, a visão de que boas ofertas acontecem apenas na madrugada é um mito. "Tem gente que passa noites e noites achando que só de madrugada vai ter promoção e não é verdade", disse. As promoções, no geral, são abertas em diversos horários."Em relação a um horário para comprar, por muito tempo as aéreas trabalharam com formato de "corujão", em que carregavam as tarifas na madrugada e, por isso, era possível encontrar tarifas mais baratas nesse horário. No entanto, de uns anos para cá, as empresas começaram a trabalhar de outra forma, com áreas de "revenue management" para cuidar dessa precificação e, justamente, tratar desse gerenciamento de receitas, de forma que as variações de preços passaram a ser instantâneas e não mais em um horário específico", disse Almeida, da CVC.Mas vale destacar que...

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