Vendas do setor de beleza e higiene pessoal crescem acima do esperado em julho

As vendas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresceram 22,6% em julho na comparação com mesmo mês do ano anterior, segundo a associação que representa as empresas do setor, a Abihpec. O setor espera registrar crescimento até o fim do ano, embora já projete ritmo menos intenso.

“Os resultados vieram muito acima da nossa expectativa. Esperávamos menos da metade disso”, afirma João Carlos Basílio, presidente da Abihpec.

O principal motivo do otimismo é o segmento de perfumaria, que cresceu 32,3% em julho, também na base anual. “Sem dúvida tem o impacto do auxílio emergencial, mas também é um produto que as pessoas gostam de ganhar”, diz Basílio. Ele prevê um Natal de fortes vendas para os perfumes nacionais. “Há também uma menor concorrência, porque as pessoas não vão viajar para o exterior e o dólar alto pressiona os preços dos perfumes importados.”

Os segmentos de higiene pessoal e de cosméticos cresceram 18,7% e 31,7%, respectivamente, com destaque para álcool em gel (96%) e cuidados para pele (60%), em cada uma dessas divisões. Já o segmento de tissue, como são chamados os papéis para fins sanitários, cresceu 5,4%, em velocidade menor do que se via nos primeiros meses da pandemia da covid-19.

A pressão dos preços, porém, é o que preocupa o setor nesse momento. Segundo o presidente da associação, os preços já estão com alta expressiva, em torno de 25% a 30%. Ele cita o exemplo do alumínio, muito utilizado em embalagens de produtos do setor, como os desodorantes que utilizam tubos monoblocos. De acordo com Basílio, em reunião na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) as...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT