Vendas no varejo sobem 3,4% e registram patamar recorde em agosto, mostra IBGE

O volume de vendas do varejo cresceu 3,4% em agosto, perante um mês antes, já descontados os efeitos sazonais, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, as vendas varejistas atingiram o maior patamar da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2000.

Foi o quarto mês seguido de alta do varejo, após o choque inicial da pandemia sobre as vendas. A leitura ficou acima da mediana das projeções de 27 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, de 3,2% de avanço. As estimativas iam de 1,2% a 8,6% de crescimento.

Nos últimos meses, a recuperação do varejo surpreendeu positivamente os analistas. Um dos motivos para a rápida recuperação é a transferência de recursos do governo, como o auxílio emergencial. Em julho, por exemplo, o setor cresceu 5% frente a junho (dado revisado de alta de 5,2% anteriormente divulgada).

Quando comparado a agosto de 2019, o varejo apresentou expansão de 6,1%. O setor ainda...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT