Vida longa a cidade!(Resena de libro)

AutorBrandt, Daniele Batista

HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito a cidade a revolucao urbana. Sao Paulo: Martins Fontes, 2014, 294 p.

O que ha por tras da irrupcao de tantas manifestacoes publicas de protesto, em escala mundial? Qual a conexao entre os movimentos urbanos de contestacao, como os "Indignados", o "Occupy Wall Street", a "Primavera Arabe" e as "Jornadas de Junho"? Embora nao faca referencia a recente experiencia brasileira, uma coerente interpretacao sobre a origem de processos urbanos como esses pode ser encontrada em "Cidades rebeldes: do direito a cidade a revolucao urbana", livro do britanico David Harvey.

A obra, publicada orginalmente na Inglaterra, em 2012, foi baseada nos artigos do autor publicados nas revistas britanicas New Left Review e Socialist Register, na norte-americana Radical History Review, entre 2002 e 2011, e na coletanea brasileira "Occupy: movimentos de protestos que tomaram as ruas", publicado pela Boitempo, em 2012.

Harvey e geografo, professor da Universidade de Nova York e um dos intelectuais marxistas mais importantes da atualidade, reconhecido por obras de vanguarda nas quais o espaco tem sido uma categoria analitica privilegiada para a compreensao da dinamica capitalista e para a reflexao sobre as alternativas a esse modelo.

"Cidades rebeldes" tem como ponto de partida a compreensao de que as cidades contemporaneas estao subordinadas ao desenvolvimento capitalista, em sua incessante busca pela producao de excedentes de capital absorvidos atraves da urbanizacao. O autor destaca o papel do processo urbano para a superacao das crises do capitalismo que, as custas de uma destruicao criativa de carater classista, vem alienando, das massas urbanas, seu direito a cidade.

Esse desenvolvimento urbano desigual vem dando origem a rebeldia que se expressa nas ocupacoes das ruas, pracas e parques que observamos (e vivenciamos) no ultimo periodo, a partir da qual diferentes movimentos sociais urbanos vem manifestando sua oposicao e buscando um modo de vida urbana diferente do que vem sendo imposto pelo capital.

Harvey nos convida a pensar sobre essas revoltas urbanas para alem do plano local e regional, identificando os nexos entre os movimentos reivindicatorios e as crises economicas no plano global. Instiga-nos a imaginar e reconstruir um tipo totalmente novo de cidade, baseado em novas formas de apropriacao urbana e, sobretudo, na articulacao entre teoria e praxis revolucionaria.

Para o autor, o ressurgimento da ideia do direito...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT