O que você precisa saber e acompanhar nesta quinta

Além do dia de caos no exterior, após o presidente americano, Donald Trump, ter dito que as viagens entre EUA e Europa serão suspensas por 30 dias, o noticiário doméstico indica um dia ainda mais conturbado nos mercados no Brasil, diante das renovadas disputas entre Executivo e Legislativo. Comentários do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que o Produto Interno Bruto (PIB) pode crescer 1% neste ano podem pesar ainda mais no humor dos investidores, o que já se reflete nos ativos brasileiros negociados em terras estrangeiras. Nesta manhã, o principal fundo de índice (ETF) de ações brasileiras em Nova York, o EWZ, despencava 12% no pré-mercado, após o ETF que emula o Ibovespa na Bolsa de Tóquio ter cedido 15% durante a madrugada. Os futuros de NY já acionaram nesta manhã o 'circuit-breaker', com queda de mais de 5%. As bolsas europeias tombam nesta manhã após a fala de Trump sobre o coronavírus e a suspensão de viagens; as da Ásia fecharam em forte baixa.

Às vésperas de uma manifestação convocada pelo presidente e que tem como alvos o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), os parlamentares aprovaram ontem uma medida voltada à camada mais pobre da população e portadores de deficiência. Senadores e deputados derrubaram um veto presidencial que impedia a ampliação do acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Hoje o auxílio é pago a pessoas com deficiência e idosos com renda per capita da família inferior a um quarto do salário mínimo. O projeto vetado pelo presidente ampliava para metade do salário mínimo. A medida foi vista como uma mensagem do Congresso ao Executivo, em meio à disputa pelo controle do Orçamento.

Após cortes de juros extraordinários nos EUA e no Reino Unido, cresce a expectativa para a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que revela às 9h45 (de Brasília) sua decisão. Às 10h30, a presidente Christine Lagarde concede entrevista coletiva à imprensa.

O Banco Central irá realizar um leilão de até US$ 1,5 bilhão no mercado à vista. O BC tomará ofertas entre 9h10 e 9h15. Os dólares serão liquidados pela Ptax mais um diferencial.

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro informou nesta quinta-feira que foi confirmado primeiro caso de transmissão local do novo coronavírus no Estado. O paciente é um homem de 72 anos, morador da cidade do Rio. De acordo com a secretaria, a esposa dele, de 68 anos, também testou positivo para a doença. Ambos estão em isolamento domiciliar e apresentam...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT