O que você precisa saber e acompanhar nesta quinta-feira

O Banco Central revisou sua projeção para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2,2% para zero, segundo Relatório de Inflação publicado há pouco. A estimativa reflete o conjunto de informações que disponíveis até 16 de março. O BC explica que a alteração está associada, principalmente, a impactos econômicos expressivos decorrentes da pandemia da covid-19. Mas, além disso, resultados abaixo do esperado em indicadores econômicos no final de 2019 e início de 2020 também afetaram a expectativa de desempenho da atividade no primeiro trimestre.

O Banco Central reduziu suas projeções para a inflação deste e dos próximos dois anos. De acordo com o Relatório Trimestral de Inflação de março, divulgado nesta quinta-feira, a autoridade monetária agora projeta o Indice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2,6% neste ano, 3,2% em 2021 e 3,3% em 2022. Essa previsão considera câmbio e juros estimados na pesquisa Focus, compilação semanal de projeções coletadas junto ao mercado financeiro. No relatório anterior, de dezembro de 2019, as projeções eram de 3,5% em 2020, 3,4% em 2021 e 3,4% em 2022.

Em dia de agenda forte no exterior e no Brasil, os mercados globais operam novamente em tom negativo, à espera da aprovação do pacote de US$ 2 trilhões pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, após ter passado na quarta-feira pelo Senado, e de notícias acerca da evolução da pandemia do novo coronavírus pelo mundo. Os futuros de ações cediam mais de 1% em Nova York às 9 horas, após os três índices principais terem fechado em alta. Investidores se preparam para o que se espera ser um dos piores relatórios de desemprego dos EUA na história, sublinhando o amplo dano econômico causado pela pandemia. Nesta jornada, saem indicadores importantes dos EUA para aferir o nível de atividade da economia americana, como a leitura final do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2019, pedidos de seguro-desemprego e estoques do atacado em fevereiro.

O Departamento de Trabalho dos EUA publica, às 9h30 (de Brasília), o número de novos pedidos de seguro-desemprego requeridos na semana. Na semana anterior, houve 281 mil pedidos. Os agentes aguardam com ansiedade o indicador, que deve mostrar um salto no número de pedidos.

O Banco da Inglaterra (BoE, banco central) anuncia nesta manhã sua decisão de política monetária. O Banco Central do México anuncia sua decisão às 16h (de Brasília).

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT