O que você precisa saber e acompanhar nesta segunda-feira

O combate aos danos causados pelo novo coronavírus à economia continua no foco dos agentes do mercado neste início de semana. Embora a agenda de indicadores econômicos seja fraca hoje tanto no Brasil quanto no exterior, a agenda no Congresso deve atrair as atenções dos investidores, assim como o comportamento dos ativos internacionais, entre os quais o corte na produção de óleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e de um grupo de outros países produtores continua a repercutir. Apesar do acordo da chamada Opep+, os preços do petróleo perderam força e operam sem direção única nesta manhã. Nos mercados de ações, as bolsas europeias permanecem fechadas nesta segunda-feira após a Páscoa, o que contribui inclusive para um volume de negociações reduzido para o Brent na ICE, em Londres. Os futuros dos índices de Nova York anotam perdas próximas a 1%. As bolsas asiáticas fecharam em queda. No Senado, será discutida hoje a proposta de emenda constitucional (PEC) do “Orçamento de Guerra”, que dá ao Banco Central a possibilidade de comprar títulos públicos e privados. Essa questão tem sido alvo de discussões entre os senadores, que devem promover modificações nesse ponto. Na Câmara dos Deputados, a ajuda a Estados também tem sido tema de discussões intensas com a equipe econômica diante dos impactos fiscais que a medida pode ter caso seja aprovada.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2020 está na pauta do Plenário do Senado, que se reúne remotamente a partir de 16h. A proposta cria um instrumento para impedir que os gastos emergenciais gerados em virtude do estado de calamidade pública sejam misturados ao Orçamento da União, facilitando, por exemplo as contratações e compras do governo durante a crise.

O Plenário da Câmara dos Deputados realiza sessão, a partir das 13h55, para votar o projeto de ajuda aos Estados em razão da emergência do coronavírus (PLP 149/19). Em seguida, haverá outra sessão para votar a Medida Provisória 905/19, do Contrato Verde e Amarelo; e o projeto que amplia a lista de trabalhadores informais beneficiados com o auxílio emergencial de R$ 600 (PL 873/20).

A mediana das projeções do mercado para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020 voltou a cair, de -1,18% para -1,96%, no Relatório Focus, do Banco Central (BC), divulgado hoje com estimativas coletadas até o fim da semana passada. O corte reflete as mudanças nas expectativas anunciadas por instituições financeiras nas últimas semanas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT