O que você precisa saber e acompanhar nesta terça-feira

Os contornos políticos da crise do novo coronavírus ganharam força ontem e os rumores sobre a demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tiveram influência sobre os ativos brasileiros durante a tarde. O Ibovespa abandonou as máximas do dia, embora ainda tenha fechado em alta expressiva (6,52%), e o dólar saiu das mínimas para fechar em queda de 0,63%, a R$ 5,2940. Hoje, a questão política pode voltar a ser monitorada pelos agentes financeiros, mas com um pano de fundo otimista no exterior. Lá fora, os ativos de risco estendem os ganhos nesta terça-feira, com indicações, embora ainda precoces, de que a disseminação da pandemia do coronavírus está desacelerando, o que impulsiona os mercados globais. No Brasil, a agenda do Palácio do Planalto traz uma entrevista coletiva do presidente Jair Bolsonaro às 9h. No mesmo horário, saem os resultados de fevereiro do comércio varejista, que ainda não devem refletir as medidas de isolamento social para impedir a disseminação do vírus. Pode ter influência no mercado, ainda, a decisão da agência de classificação de risco S&P Global Ratings de alterar a perspectiva do rating “BB-” do Brasil de positiva para estável ontem à noite.

O impacto do coronavírus na economia do país é o tema do primeiro encontro virtual do seminário “E Agora, Brasil?”, evento organizado pelos jornais Valor e O Globo e que chega ao quinto ano de realização. O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, a empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e a consultora econômica Zeina Latif vão discutir os desafios trazidos pela pandemia e os caminhos que a economia pode trilhar para se recuperar e retomar o crescimento. Com mediação da colunista do Globo Miriam Leitão e do editor-executivo do Valor Cristiano Romero, o evento acontece das 10h30 às 12h.

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga nesta manhã os Indicadores de Mercado de Trabalho de março, constituídos pelo Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) e o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp). Em fevereiro, o IAEmp cedeu 0,3 ponto, para 92,0 pontos, e o ICD caiu 0,6 ponto, para 91,9 pontos.

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) informa nesta manhã o Indice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i) do primeiro trimestre de 2019. O indicador mede a variação da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade. No quarto trimestre...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT