Volume de serviços cresce 2,4% em novembro, aponta IBGE

O volume de serviços prestados no país teve alta de 2,4% em novembro, frente a outubro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em outubro, o setor tinha recuado 1,6% (dado revisado após divulgação inicial de -1,2%).

Com o desempenho de novembro, os serviços estão, em média, 4,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

Na comparação com novembro de 2020, o indicador teve alta de 10%. No resultado acumulado em 12 meses até novembro, houve alta de 9,5%. No acumulado do ano até novembro, o indicador acumula variação de 10,9%.

O resultado na série com ajuste sazonal ficou acima da mediana das estimativas de 26 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, de alta de 0,2%. O intervalo das projeções ia de queda de 1% a alta de 1,5%. Já a expectativa mediana para o resultado de novembro de 2021 frente a novembro de 2020 era de 7,2%, com intervalo entre 4,8% e 7,8%.

Das cinco atividades acompanhas pela pesquisa, quatro tiveram alta na passagem entre outubro e novembro. É o caso dos avanços em serviços...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT