Webinar: Relações de consumo : Resolução consensual de conflitos em tempos de covid-19 (27/05/2020)

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Cristiane Carneiro: Olá, bom dia. Iniciamos, agora, o nosso webinar sobre rela-
ções de consumo nessa pandemia do Covid-19. Meu nome é Cristiane Carneiro
e eu sou supervisora do núcleo de prática da FGV na Clínica de Resoluções
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com a Comissão de Mediação da OAB. Aqui, nós temos a Barbara Brandão, que
é uma das coordenadoras da comissão. Temos o Alexandre Bocalletti também,
integrante da comissão de mediação aqui da OAB do Rio, advogado espe-
cialista em relações de consumo, e, hoje, debateremos um pouquinho sobre
os direitos e os deveres do consumidor no meio dessa pandemia em que nos
encontramos. A ideia desse webinar é realmente ter esse foco prático que é
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opinião dos presentes, e não da FGV. Eu queria primeiro agradecer à Barbara
e ao Alexandre pela presença, pela participação. Agradecer, também, ao coor-
denador do Núcleo de Prática, André Mendes, que não mediu esforços para a
realização do webinar hoje. Eu, agora, passo a palavra para Barbara e Alexan-
dre. Queria ver com vocês: no meio dessa pandemia, desse cenário novo para
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tentando nos adaptar. As crianças estão em casa, sem aula, começamos a sen-
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mês. Então, continuamos com conta de luz, com, eventualmente, a natação das
crianças, com os boletos chegando e as crianças não estão indo para a natação.
Viagens de férias que precisaram ser remarcadas. Então, Alexandre, eu queria
ver com você, quais são os nossos direitos e deveres diante desse cenário que
vivemos agora (pandemia de Covid-19)?
Alexandre Bocalletti: Bom dia, Cristiane. Bom dia, Barbara. Bom dia pra
todos que nos acompanham nessa manhã. Antes de tudo, eu quero agrade-
cer a você e à Barbara pelo convite de estar participando aqui. Eu acho que
WEBINAR: RELAÇÕES DE CONSUMO : RESOLUÇÃO
CONSENSUAL DE CONFLITOS EM TEMPOS DE COVID-19
(27/05/2020)
 CADERNOS FGV DIREITO RIO — SÉRIE CLÍNICAS
esse bate-papo aqui é muito legal discutir os direitos todos do consumidor,
até envolvendo, efetivamente, os direitos das próprias empresas que também
estão sofrendo com essa pandemia, mas eu queria realmente agradecer essa
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foi declarado o isolamento aqui no Rio de Janeiro e praticamente todo Brasil
e, como você falou, as contas continuam chegando, muita gente perdeu seus
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que vai sustentar sua família independentemente do seu tipo de trabalho, muita
gente continua trabalhando com redução de salário, trabalhando de casa. Hoje,
a gente está aqui de casa, mesmo assim colocando o paletó, mas, com certeza,
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para pagarmos nossas contas quanto as empresas também. Temos diversos
exemplos; você citou, por exemplo, a natação, temos a academia, tem o salão
de beleza que estão começando a retornar pelo menos aqui no Rio de Janeiro
agora, entre outros comércios que foram fechados e não têm mais como se
sustentar através das suas vendas. E, o principal de tudo, todo mundo conhe-
ce o Poder Judiciário, que é onde acaba se desencadeando qualquer tipo de
litígio, qualquer tipo de discussão envolvendo um prestador de serviço e um
consumidor, mas a nossa ideia principal, hoje, aqui, é mostrar para essas pes-
soas que existem outros caminhos antes de você chegar ao Poder Judiciário e
a Barbara vai explorar um pouquinho mais daqui a pouco. Mas, antes de tudo,
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algum interesse, com alguma redução na prestação do seu serviço é buscar,
efetivamente, essa empresa ou esse prestador de serviço. Antes de tudo, pra-
ticamente todas as empresas, ou pelo menos as maiores empresas, têm canais
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pp virou uma ferramenta até de compra, efetivamente, de negociação, já tem
tempo isso. Seja pela internet, pelo próprio telefone, que a gente esqueceu às
vezes que o telefone existe. A gente não fala mais pelo telefone, é só por men-
sagem praticamente agora. E, diante dessa pandemia, através desses vídeos
todos que a gente está fazendo. Então, antes de tudo, você tem que procurar,
efetivamente, seu prestador de serviço. Quem te vendeu aquele produto. Se é
algo que pode ser negociado. Se você tem um contrato padrão por exemplo.
O que você pode negociar, efetivamente, com esse prestador de serviço. Lem-
brando sempre que esse prestador de serviço também tem conta para pagar.
Ele tem o aluguel da sua sala. Ele tem os empregados. Ele tem os impostos.
A gente tem visto diversas medidas provisórias sendo tratadas ao longo des-

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