Recursos cíveis

Editora:
Editora Foco
Data de publicação:
2022-09-19
Autores:
ISBN:
978-65-5515-597-6

Descrição:

Em congresso jurídico realizado na cidade do Recife, anos atrás, ouvi de um palestrante que o advogado que é bom conhecedor dos recursos que podem ser interpostos nas ações cíveis teria a capacidade de manipular o processo.
Essa afirmação gerou desconforto, como reação de parte dos colegas que se encontram no recinto, mas, para mim, foi motivo de reflexão. E ainda é.
Como advogado militante, há quase 30 (trinta) anos, sei como o recurso é incômodo, para quem vem vencendo o processo, e como é alentador, para a parte contrária, muitas vezes, por evitar o encerramento da ação judicial e a instauração da fase de cumprimento de sentença.
Talvez inspirado na provocação do palestrante a que me referi anteriormente, talvez pelo incômodo, em alguns momentos, e o alento, em outros, decidi escrever este livro, em que estudo todos os recursos que podem ser interpostos nas ações cíveis, estudo que inclui conceito, exame do seu objeto, legitimidade, conteúdo, objetivos e tramitação.
Como em outros trabalhos, junto a teoria com a prática, com a intenção de ser útil. Agradeço a Deus por me estimular a persistir, por me permitir entender que o que escrevo não se destina a mim, mas aos meus leitores, o que significa dizer que devo me dedicar ao máximo, para contribuir (minimamente que seja) na formação dos acadêmicos e no aperfeiçoamento dos profissionais da área do direito.
Oxalá que essa meta seja alcançada.

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT