Os 114 estudantes classifi ca- dos para o Programa de Forma- ção do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) 2019 terão, nesta quarta-feira (7), suas bol- sas de estudo homologadas. O acolhimento aos novos alunos ocorre a partir das 14h, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no bairro do Bongi, com a presença do secretário estadual de Saúde, André Lon- go, e da secretá...

Data de publicação09 Agosto 2019
Gazette Issue150
SectionPoder Executivo
Poder Executivo
Ano XCVI • Nº 150 Recife, 09 de agosto de 2019
CERTIFICADO DIGITALMENTE
Os 114 estudantes classif‌i ca-
dos para o Programa de Forma-
ção do Sistema Único de Saúde
(FormaSUS-PE) 2019 terão,
nesta quarta-feira (7), suas bol-
sas de estudo homologadas. O
acolhimento aos novos alunos
ocorre a partir das 14h, na sede
da Secretaria Estadual de Saúde
(SES-PE), no bairro do Bongi,
com a presença do secretário
estadual de Saúde, André Lon-
go, e da secretária executiva de
Gestão do Trabalho e Educação
em Saúde, Ricarda Samara. As
bolsas são destinadas a estudan-
tes da rede pública de ensino do
Estado ou bolsistas integrais da
rede particular
“Em 2019, o FormaSUS-PE
ampliou em 10% o número de
bolsas disponíveis em cursos
superiores, passando de 104 em
2018, para 114. Isso mostra o
sucesso do programa, instituído
em 2013, e o compromisso do
Governo do Estado em continu-
ar oferecendo bolsas integrais
de estudo na área da saúde para
alunos da rede pública”, pontua
o secretário estadual de Saúde,
André Longo.
No processo seletivo de
2019, foram 3.212 inscritos.
Desses, 35% foram para o cur-
so de enfermagem, com 1.131
candidatos. O segundo curso
com maior número de inscri-
ções foi o de medicina, com
862 candidatos (27%), segui-
do de f‌i sioterapia, cujo total de
candidatos foi de 423 (13%). O
curso mais concorrido foi o de
psicologia, com de 134 candi-
datos/vaga, seguido por medici-
na, com 71,83/vaga, e nutrição
56,5/vaga.
“O Programa tem contri-
Resultado de parceria entre a Administração de Fernando de
Noronha, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, médico of-
talmologista e sua equipe, e o Lafepe, o projeto Boa Visão atuou
em Fernando de Noronha identif‌i cando e tratando problemas ocu-
lares de alunos da Escola Arquipélago.
No período de 3 a 7 de junho, todos os alunos da rede escolar da
ilha passaram por triagem dos técnicos da Educação e, em segui-
da, de 10 a 14 de junho, 204 alunos foram atendidos pelo médico
oftalmologista voluntário, Ricardo Maia e equipe. Na ocasião, se
identif‌i cou a necessidade de 89 óculos corretivos que serão doados
pelo Lafepe e entregues pelo Administrador da Ilha aos alunos da
Escola Arquipélago no próximo dia 10 de agosto de 2019.
Carolina Melo, diretora técnica do Hospital São Lucas, comen-
tou sobre a importância do projeto para os noronhenses. “A gente
retomou este ano o Projeto Boa Visão, que é estadual, e tem o obje-
2 - Ano XCVI • NÀ 150 Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo Recife, 9 de agosto de 2019
12… Semana do Patrimônio Cultural
traz debate sobre futuros possíveis
FormaSUS-PE acolhe 114 novos
bolsistas de cursos superiores
ADMINISTRAÇÃO DE NORONHA REALIZA
AÇÃO DE OFTALMOLOGIA NA ILHA
F: H S/SEI
F: D
F: D
Com o tema “Territórios Educativos e
Culturais: diálogos possíveis”, o Gover-
no de Pernambuco, através da Secreta-
ria de Cultura e Fundarpe, promove, de 12 a 17
de agosto, a 12a Semana do Patrimônio Cultu-
ral de Pernambuco. Na solenidade de abertura,
marcada para acontecer no dia 12 de agosto,
às 15h, no auditório É do Povo do Museu Cais
do Sertão, o professor, jurista e acadêmico Dr.
Joaquim de Arruda Falcão irá proferir a pales-
tra “Futuros possíveis: O patrimônio imaterial
de Pernambuco”. Outra atividade marcada
para a abertura é a exposição - Semana do Pa-
trimônio Cultural de Pernambuco, que estará
montada no hall do auditório. A entrada é aber-
ta ao público.
Este ano, a 12a Semana tem como proposta
abrir um amplo e qualif‌i cado debate sobre as re-
lações entre os territórios educativos e culturais
e suas potencialidades para o Patrimônio Cultu-
ral. A temática agrupa signif‌i cativa importância
para o estabelecimento, continuidade e com-
prometimento do diálogo entre os campos do
Patrimônio Cultural e da Educação.
Para o secretário de Cultura, Gilberto Freyre
Neto, a escolha do tema da 12a Semana se
deu porque é no território que é possível ex-
perimentar o patrimônio. “Entendemos que
os territórios educativos e culturais despertam
afetos, reforçam as construções simbólicas e
as representações sociais, ao contribuir para a
qualidade da vida social e cultural, valorizando
e preservando os bens culturais que são legados
da sociedade”.
Para o presidente da Fundarpe, Marcelo
Canuto, “a Semana do Patrimônio é uma ini-
ciativa coletiva, que tem como ponto de partida
estabelecer espaços de diálogos sobre as diver-
sas formas de compreensão, valorização, reco-
nhecimento e preservação dos patrimônios cul-
turais materiais e imateriais de Pernambuco”.
A programação deste ano conta com uma
rica e multidisciplinar oferta de ações e ativi-
dades que se estendem durante todo o mês de
agosto. Um dos destaques é a mesa redonda
“Territórios Educativos e Culturais: Diálogos
Possíveis”, que será realizada no dia 13 de
agosto, às 14h, no Centro Comunitário da Paz
– COMPAZ Ariano Suassuna, no Recife (Av.
Gen. San Martin, 1208 – Cordeiro).
O encontro será mediado por Gilberto Freyre
Neto e contará com as participações de Fabiano
Piúba, secretário de Cultura do Ceará; Raiana
Ribeiro, coordenadora do Programa Cidade Es-
cola Aprendiz (SP); e Murilo Cavalcanti, secre-
tário de Segurança do Recife, representando a
COMPAZ. Ao f‌i nal, haverá uma apresentação
do Cavalo Marinho Boi Tira Teima – Mestre Zé
de Bibi (Patrimônio Vivo de Pernambuco).
A programação deste ano terá ações em 30
municípios pernambucanos: Abreu e Lima,
Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Água
Preta, Araripina, Arcoverde, Bezerros, Cabo de
Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Caten-
de, Escada, Fernando de Noronha, Garanhuns,
Gravatá, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Jaboatão
dos Guararapes, Limoeiro, Nazaré da Mata,
Olinda, Palmares, Paudalho, Paulista, Petrolina,
Recife, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista,
Tamandaré e Toritama.
I visa estabelecer espaços de diálogo para a valorização, reconhecimento
e preservação dos patrimônios culturais materiais e imateriais de Pernambuco
Evento promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe,
acontece de 12 a 17 de agosto em 25 municípios do Estado.
nos programas de residência e
em diversos serviços de saúde
do Estado”, ressalta a diretora
geral de Educação na Saúde da
SES-PE, Juliana Siqueira.
As bolsas de estudos inte-
grais tem validade por todo o
período do curso, e estão distri-
buídas em instituições de ensi-
no superior localizadas em seis
municípios pernambucanos:
Recife, Olinda, Caruaru, Nazaré
da Mata, Vitória de Santo Antão
e Belo Jardim. Além das vagas
em cursos superiores, lançadas
anualmente, o FormaSUS-PE
também disponibiliza, a cada
dois anos, bolsas em cursos téc-
nicos na área de saúde. O próxi-
mo edital dessa última modali-
dade será lançado em 2020.
P C reforçou aos alunos o compromisso
de manter a oferta de bolsas integrais na área
da saúde para estudantes da rede pública
P Boa
Visão tem o
objetivo de
auxiliar alunos
e professores
com dificuldade
visual
buído para a democratização
do acesso ao ensino superior
e técnico em saúde, além de
incentivar a formação de traba-
lhadores para atuar no Sistema
Único de Saúde, como pode
ser observado com a inserção
de egressos do FormaSUS-PE
tivo de auxiliar os alunos e os professores com dif‌i culdade visual. É
um projeto que faz uma avaliação a partir de triagem das pessoas.
Os que tem indicação de lente corretiva é prescrito pelo oftalmo-
logista e os óculos são fornecidos pelo Lafepe gratuitamente”. De
acordo com ela, os atendimentos acontecem no primeiro semestre,
para que sejam identif‌i cados precocemente possíveis problemas de
visão nas crianças e elas consigam acompanhar o ano letivo.
Josemar Gomes, diretor da Escola Arquipélago, diz que ações
desse tipo são de extrema importância, sobretudo para as crianças
que estão em processo de alfabetização, nos primeiros passos no
âmbito educacional, e não conseguem enxergar letras e números.
“Isso def‌i ne o futuro de uma criança. Pois se ela tiver algum pro-
blema de visão não vai render o máximo que pode, causando indis-
ciplina na maioria das vezes. Porque a criança que não consegue
visualizar bem não se compromete com a aula. A ação é essencial
para a garantia do futuro do aluno”. Josemar comentou ainda a ex-
tensão dos atendimentos também para os educadores e funcionários
da Erem Arquipélago com problemas de visão, que foram atendi-
dos no projeto, porque eles precisam dar aulas diariamente para os
jovens da ilha. “É uma categoria que precisa ler muito, estão sempre
em formação, e a baixa visão atrapalha bastante. O Projeto Boa Vi-
são é louvável”.

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