Apresentação

AutorJosé Gonçalves Medeiros
CargoEditor

O número 37 da Revista de Ciências Humanas (RCH) da UFSC chega a seus leitores com nove artigos que dialogam no campo do político, do psicológico e do social.

Os autores, profissionais das universidades brasileiras, atuam em diferentes áreas de conhecimento das ciências humanas, o que contribui para o fortalecimento da pluralidade de cada edição e do seu caráter interdisciplinar.

O artigo "Questões de gênero na obra 'Cem anos de solidão' de Gabriel Garcia Márquez", apresenta uma importante contribuição ao trabalhar com a questão de gênero. Sua leitura enseja o leitor a refle-tir também, por exemplo, acerca da política de cotas que atualmente está na pauta das universidades brasileiras e da sociedade como um todo. A admissão desta política com proposições afirmativas são instrumentos de qualidade na consolidação democrática. No caso das cotas por gênero, estas ações geram polêmicas. São percebidas, por um lado, favorecendo as mulheres em amplos aspectos da vida social e política e, por outro lado, sofrem críticas por serem consideradas um instrumento não democrático.

O debate mesmo que polêmico é parte fundamental do tecido social; neste sentido, o artigo "A constituição do espaço político em Hannah Arendt" não poderia estar mais bem situado no conjunto dos artigos escolhidos para compor esse número, induzindo as ciências sociais a participar deste debate.

No artigo "Movimento de massa e movimentos sociais: aspecto psicopolítico das ações coletivas ", o autor trabalha a partir do que ele nomeia como uma categoria psicopolítica - a identidade coletiva política, propondo ao leitor uma reflexão sobre o debatido conceito de identidade coletiva. O artigo nos convida para o debate quer para analisar as implicações de sua aplicação, quer para melhor estuda-lo; entretanto, não se pode deixar de reconhecer que as sociedades modernas estão diante de novas relações de poder. Assim, os artigos "A escola e a rua: uma interação possível" e "No salão vermelho: políticas para passageiros especiais " aprofundam a reflexão sobre esse tema. Em ambos os artigos a inclusão social aparece para evidenciar nossa responsabilidade para com aqueles que, de uma ou de outra maneira...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT