4. O dano moral e as decisões dos tribunais

AutorEnoque Ribeiro dos Santos
Ocupação do AutorProfessor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Páginas87-91

Page 87

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu, de forma definitiva, a tese da reparabilidade do Dano Moral, constituindo-se em um divisor de águas para a doutrina e a jurisprudência. Nesse sentido, para perfeito entendimento da matéria ora exposta, cabe uma análise de algumas decisões atinentes ao Dano Moral, antes e após a promulgação da nossa Lei Maior.

4.1. Posição de nossos Tribunais antes da Constituição Federal de 1988
4.1.1. Posição do Supremo Tribunal Federal

Até o advento da Constituição Federal de 1988 não havia no Direito brasileiro, relativamente à tese de reparação do Dano Moral, um caráter tendente à uniformidade de decisões ou julgados de nossos Tribunais.

Page 88

A trajetória dos danos extrapatrimoniais no Direito brasileiro foi mais tortuosa do que noutros países. Muito embora tenha prevalecido a doutrina favorável à satisfação dos danos morais, na esfera judicial a tese era incontestavelmente minoritária, embora sejam observadas algumas decisões favoráveis, tanto do Supremo Tribunal Federal, como dos Tribunais Estaduais201.

Assim, o divisor de águas no tratamento jurisprudencial do dano moral no ordenamento jurídico brasileiro foi determinado pela Constituição de 1988, que, de forma expressa, agasalhou a admissibilidade da reparação dos danos morais, em seu art. 5º, V e X.

Antes de 1988, a posição dominante no Supremo Tribunal Federal sempre foi restritiva no tocante aos danos extrapatrimoniais, a despeito de alguns precedentes favoráveis patrocinados por Ministros de grande expressão.

Os primeiros precedentes daquele Tribunal favoráveis à satisfação dos danos morais são anteriores ao Código Civil. Seus relatores, os Ministros Pedro Lessa e M. Murtinho, tiveram o cuidado de estabelecer os contornos essenciais ao desenvolvimento do instituto, conscientes de estarem elaborando os leading cases do nosso sistema jurídico202.

O Ministro Pedro Lessa estabeleceu precisamente a conceituação de que o Dano Moral é aquele que não tem expressão econômica, para demonstrar que tal tipo de dano dá ensejo ao dever de indenizar203.

Em verdade, a posição do Supremo Tribunal Federal era no sentido de acolher restritivamente os casos de Dano Moral expressos no Código Civil e em leis especiais, sem ampliá-los pela via da interpretação204.

Antes mesmo da promulgação da Carta de 1988, o Supremo Tribunal Federal já acolhia o Dano Moral em casos de lesão corpórea, como espelha o Extrato n. 3, a seguir:

"O art. 21 do Dec. n. 2.681 de 7 de dezembro de 1912, que dispõe sobre a responsabilidade civil das estradas de ferro, admite a indenização pelos danos extrapatrimoniais sofridos em caso de lesão corpórea deformante’’205.

4.1.2. Tribunais Estaduais

A jurisprudência dos Tribunais de Justiça e Alçada apresenta algumas decisões bastante importantes, tanto no aspecto histórico, como na demonstração da

Page 89

profunda divergência que já se fazia notar na esfera do Supremo Tribunal Federal. Assim, as decisões gravitavam desde a órbita excludente da reparação dos danos morais até a tese da admissão destes últimos no Direito brasileiro206.

De forma geral, nossos Tribunais Estaduais, com raríssimas exceções, eram bastante tímidos na aceitação da reparabilidade dos danos morais, embora evoluísse a aceitação da satisfação de danos morais por leis específicas.

Alguns Tribunais acolhiam e outros mantinham-se fiéis à tese da não cumulatividade dos danos patrimoniais e danos morais, prevalecente no Supremo Tribunal Federal. Outros, todavia, acolhiam a possibilidade de cumulação objetiva.

Objetivando demonstrar as profundas divergências no tratamento da matéria, buscamos em Sérgio Severo207 os seguintes extratos de decisões:

1) "o dano moral é indenizável na sistemática jurídica brasileira’’208.

2) "o dano moral não é cumulável, para fins de indenização, com o dano material’’209.

3) "o dano moral pode ser cumulado com o dano material’’210.

4) "o dano moral, em caso de morte de trabalhador, é devido"211.

5) "a indenização pela diminuição da ‘capacidade laborativa’ deve corresponder ao grau da incapacidade...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT