Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual

AutorMaria Cláudia Cabrini Grácio
Páginas82-99
82
v. 21, n. 47, 2016
p. 82-99
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 4 7, p.
82-99, set./dez., 2016. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n47p82
Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação:
revisão teórico-conceitual
Bibliographic coupling and co-citation analysis: theoretical-
conceptual review
Maria Cláudia Cabrini GRÁCIO
Professora do Departamento de Ciência da Informação - UNESP - cabrini@marilia.unesp.br
Resumo
A análise relacional de citação, realizada sobretudo pelos métodos de cocitação e de
acoplamento bibliográfico, permite conhecer as relações estruturais de conectividade
teórico-metodológica de um domínio, a proximidade, a vizi nhança, a associação e a
interlocução estabelecida entre documentos e pesquisadores, entre outros, como
reconhecidos pela comunida de científica. Esses dois métodos têm sido utiliza dos,
individualmente, para a compreensão da comunicação científica, a frente de pesquisa e a
estrutura intelectual de domínios científicos. Recentemente, tem s e observado estudos
comparativos entre eles a fim de verificar suas adequações e eficiência como indicadores de
similaridade ou proximidade temática. Neste contexto, dada a importância desses métodos
para as análises bibliométricas e de domínio, este estudo tem por obj etivo discutir aspectos
teóricos e conceituais inerentes aos dois métodos de análise das relações entre citações,
Análise de Cocitação de Autores e Análise de Acoplamento Bibliográfico de Autor, visando
contribuir para as reflexões e desenvolvimento dos estudos teórico-metodológico brasileiros
na temática.
Palavras-chave: Análise de cocita ção. Acoplamento bibliográfico. Análise relacional de
citação. Análise de domínio.
Abstract
The relational citation analysis, mainly co- citation method and bibliographic coupling, allows
to know the structural relations of theoretical and methodological connectivity of a domain,
as well as the proximity, the neighborhood, association and dialogue established between
documents and researchers, as recognized by the scientific community. These two methods
have been used individually for the understandi ng of scientific communication, the research
front and intellectual structure of scientific domains. Recently, it has been observed
comparative studies between them in order to v erify their adequacy and efficiency as
indicators of similarity or proximity subject. In this context, due the importance of these
methods to the bibliometric and doma in analysis, this p aper aims to discuss theoretical and
conceptual aspects related to both methods of relational citation analysis of relations -
author co-citation analysis and author bibliographic coupling analysis -, to contribute to the
discussions and development of the Brazilian theoretical a nd methodological studies on the
subject.
Keywords: Co-citation analysis. Bibliographic coupling. Relational citation analysis . Domain
analysis.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ENSAIO
Recebido em:
31/05/2016
Aceito em:
12/08/2016
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1 INTRODUÇÃO
Em todo domínio do conhecimento, o ciclo espiral da produção científica tem
como premissa o fato de um pesquisador construir seu trabalho sustentado em
trabalhos anteriores. Desse modo, o registro da lista de referências em um trabalho
científico reflete o diálogo estabelecido pelo pesquisador com seus pares, bem como
o processo de c onstrução do seu conhecimento. Assim, ao citar, um pesquisador
evidencia quais os referenciais teóricos e metodológicos constituem o paradigma e
aporte para o desenvolvimento do seu trabalho.
O conjunto de referências dos trabalhos científicos pode, nesse contexto, ser
analisado como reflexo de uma comunidade científica discursiva, na medida em que
explicita tanto o diálogo entre os autores citantes e citados, como o reconhecimento
da proximidade e vizinhança teórica e/ou metodológica entre os citados por esta
comunidade, retratando assim características do domínio. Alinhado a essa
concepção, Macias Chapula (1998) destaca que a citação deve ser pensada um
processo social, c om a composição das listas de referências que acompanham os
trabalhos científicos refletindo características do autor e seu ambiente profissional.
Desse modo, a análise de citação constitui uma abordagem que se caracteriza
por sua natureza social, his tórica e dinâmica e a sua estreita dependência da
literatura acadêmica (HJØRLAND, 2013), que permite identificar os grupos de
cientistas, suas publicações, e evidencia os pesquisadores de maior impacto de um
domínio (GLÄNZEL, 2003). Aponta seus paradigmas, procedimentos metodológicos
pertinentes bem como os pesquisadores de vanguarda Segundo Smiraglia (2011),
as citações definem o domínio.
Nesse contexto, a c itação é tomada como indicador objetivo da comunicação
científica, que evidencia as relações entre documentos e seus autores, tanto citante-
citado, como citante-citante e citado-citado na visão do citante.
Diante disso, para se avaliar a interlocução entre os pesquisadores e seu
papel nos diferentes domínios científicos, os estudos de citação constituem
procedimentos relevantes de análise, na medida em que contribuem para a
visualização do processo comunicativo e interativo, bem como da estrutura
subjacente do domínio em estudo.
Os estudos de citação e seus indicadores se baseiam em dois tipos de
análises: univariáveis
1 e relacionais. Estas últimas permitem conhecer as relações
estruturais de conectividade teórico-metodológica de um domínio, a proximidade, a
vizinhança, a associação e a interlocução estabelecida entre os documentos,
pesquisadores, periódicos, entre outros, como reconhecidos pela comunidade
científica. Para isso, levam em conta a observação simultânea de duas referências, ou
1 Os indicadores cientométricos e bibliométricos têm s ido classificados co mo indicadores
univariáveis e indicadores relacionais. Nos primeiros, cada elemento em estudo é medido segundo
uma dimensão escolhida. Nos últimos, busca-se analisar o s elementos segundo medidas de
“distância” ou “proximidade” que estimam a “dessemelhança” ou “semelhança” entre o s
elementos (ROSTAING, 1996), envolvendo assim a observação simultânea de dois indivíduos,
como unidade de análise, isto é, baseiam-se sempre em pares (ou ternas, ..., n-úplas) de elementos
para a observação da característica (relação) analisada. Callon, Courtial e Penan (1995)
denominam os primeiros como indicadores de atividade e consideram que estes seguem um
modelo que concebe a ciência como uma atividade produtiva nor mal, medindo volume de
produção e impacto, por meio do cômputo do número de publicações e de citações, por
pesquisador, instituição, periódico, país, ano e área, entre outros. Para estes autores, os indicadores
relacionais re metem a um modelo diferente de análise do desenvolvimento científico e
tecnológico, c entrado nas inte rações na comunidad e científica, no qual se privilegia o estudo da
dinâmica das múltiplas interações, associações e relações em u m domínio científico, por meio da
análise das coautorias, das redes de citação e dos estudos de cocitação e da coocorrência de
palavras, entre outros.

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