Acórdão Nº 08004915820208205104 de TJRN. Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, 1ª Turma Recursal, 26-05-2021

Data de Julgamento26 Maio 2021
Classe processualRECURSO INOMINADO CíVEL
Número do processo08004915820208205104
Órgão1ª Turma Recursal
Tipo de documentoAcórdão

PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
1ª TURMA RECURSAL

Processo: RECURSO INOMINADO CÍVEL - 0800491-58.2020.8.20.5104
Polo ativo
SEVERINO CAETANO DA SILVA
Advogado(s): EMANUEL DE FRANCA FERREIRA, FERNANDA FRANCA FERREIRA FARIAS
Polo passivo
BANCO ITAU BMG CONSIGNADO S.A.
Advogado(s): NELSON MONTEIRO DE CARVALHO NETO

RECURSO INOMINADO Nº 0800491-58.2020.8.20.5104

RECORRENTE: SEVERINO CAETANO DA SILVA

ADVOGADO:DR. EMANUEL DE FRANÇA FERREIRA

RECORRIDO: BANCO ITAU BMG CONSIGNADO S.A.

ADVOGADO: NELSON MONTEIRO DE CARVALHO NETO

RELATOR: JUIZ RICARDO PROCÓPIO BANDEIRA DE MELO

EMENTA: RECURSO INOMINADO. JUIZADO ESPECIAL CÍVEL. DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO. SERVIÇO BANCÁRIO. DESCONTOS RELATIVOS A EMPRÉSTIMO CONSIGNADO NÃO RECONHECIDO. INSTRUMENTO CONTRATUAL JUNTADO PELA EMPRESA DEMANDADA. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA E CONDENAÇÃO POR LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ. AUSÊNCIA DE IMPUGNAÇÃO À CONTESTAÇÃO E AOS DOCUMENTOS JUNTADOS PELO RÉU. POSSIBILIDADE DE CONSIDERÁ-LOS VÁLIDOS. VALOR RECEBIDO PELO AUTOR EM SUA CONTA. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA. RECURSO DESPROVIDO.

ACÓRDÃO

Acordam os Juízes da Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Estado do Rio Grande do Norte, à unanimidade de votos, conhecer do recurso e negar-lhe provimento, mantendo a sentença recorrida por seus próprios fundamentos.

Condenação em custas processuais e honorários advocatícios, estes fixados em 10% sobre o valor atualizado da causa, suspensa a exigibilidade nos termos do art. 98, § 3º, do CPC.

Participaram do julgamento, além do relator, a juíza Sandra Simões de Souza Dantas Elali e o juiz Madson Ottoni de Almeida Rodrigues.

Natal, 12 de maio de 2021.

RICARDO PROCÓPIO BANDEIRA DE MELO

Juiz Relator

I - RELATÓRIO

1. Recurso Inominado interposto pelo SEVERINO CAETANO DA SILVA contra sentença que julgou improcedente a ação por si movida em face do BANCO ITAU BMG CONSIGNADO S.A., na qual pleiteava a declaração de nulidade de empréstimo consignado efetuado em seu nome sem sua autorização, a repetição do indébito e indenização por dano moral. Além disso, condenou-lhe ao pagamento de multa por litigância de má-fé em 3% sobre o valor atualizado da causa, bem como de custas processuais e honorários advocatícios, estes arbitrados em 10% sobre o valor atualizado da causa.

2. Na sentença, a MM Juíza Ticiana Maria Delgado Nobre inicialmente rejeitou a preliminar de complexidade da causa, de inépcia da inicial, de iliquidez do pedido de indenização por dano material e de falta de interesse de agir. Consignou que o demandado juntou aos autos instrumento do contrato impugnado, sendo desnecessária a realização de pericia grafotécnica, no...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT