Acórdão Nº 08007683420218205106 de TJRN. Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, 1ª Turma Recursal, 05-05-2023

Data de Julgamento05 Maio 2023
Classe processualRECURSO INOMINADO CÍVEL
Número do processo08007683420218205106
Órgão1ª Turma Recursal
Tipo de documentoAcórdão

PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
1ª TURMA RECURSAL

Processo: RECURSO INOMINADO CÍVEL - 0800768-34.2021.8.20.5106
Polo ativo
DIEGO GOMES ALVES
Advogado(s): VITOR HUGO SANTOS GUIMARAES
Polo passivo
PRIMOR INDUSTRIA E COMERCIO DE LATICINIOS LTDA
Advogado(s):

RECURSO CÍVEL N.º 0800768-34.2021.8.20.5106

RECORRENTE: DIEGO GOMES ALVES

ADVOGADO: DR. VITOR HUGO SANTOS GUIMARÃES

RECORRIDA: PRIMOR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE LATICÍNIOS LTDA

RELATOR: JUIZ RICARDO PROCÓPIO BANDEIRA DE MELO

EMENTA: RECURSO INOMINADO. DIREITO DO CONSUMIDOR. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C COMPENSAÇÃO POR DANOS MORAIS. VÍCIO DE PRODUTO. COMPROVAÇÃO DA FALHA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DA EMPRESA DEMANDADA. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA PARCIAL. RECURSO AUTORAL PEDINDO A PROCEDÊNCIA DO PEDIDO COMPENSATÓRIO POR DANOS MORAIS. DANO MORAL INOCORRENTE. INEXISTÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DE QUALQUER TRANSTORNO PSÍQUICO, ALÉM DO ABORRECIMENTO ORDINÁRIO COMUM NO COTIDIANO, MAS QUE NÃO SE CONFUNDE COM A VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. DEMANDANTE QUE NÃO SE DESINCUMBIU DO ÔNUS PROBATÓRIO (ART, 373, I, DO CPC). RELAÇÃO DE CONSUMO E INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA QUE NÃO TÊM O CONDÃO DE DISPENSAR A COMPROVAÇÃO MÍNIMA DO FATO CONSTITUTIVO DO DIREITO ALEGADO. AUSÊNCIA DE PROVA MÍNIMA DA SUBMISSÃO DO CONSUMIDOR A QUALQUER TIPO DE VEXAME, CONSTRANGIMENTO OU AMEAÇA (CDC, ART. 42). SENTENÇA MANTIDA PELOS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.

ACÓRDÃO

ACORDAM os Juízes de Direito da Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Rio Grande do Norte, à unanimidade de votos, conhecer do recurso e negar-lhe provimento, mantendo a sentença recorrida por seus próprios fundamentos.

Condenação em custas processuais e em honorários advocatícios fixados em 10% (dez por cento) sobre o valor da condenação, condicionando-se a exigibilidade ao disposto no art. 98, § 3º, do CPC.

Esta súmula de julgamento servirá de acórdão, nos termos do art. 46 da Lei nº 9.099/95.

Participaram do julgamento, além do Relator, a Juíza Sandra Simões de Souza Dantas Elali e o Juiz Madson Ottoni de Almeida Rodrigues.

Natal/RN, data do sistema.

RICARDO PROCÓPIO BANDEIRA DE MELO

Juiz Relator

I – RELATÓRIO

1. Recurso inominado interposto por DIEGO GOMES ALVES contra sentença proferida pelo 4º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró/RN, que julgou parcialmente procedentes as pretensões autorais, para determinar a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso, ou seja, duas unidades de margarina com 3kg (três quilos).

2. Na sentença, a MMª. Juíza, Drª. Ingrid Raniele Farias Sandes, consignou que o autor comprovou, mediante a juntada de vídeo, a aquisição de uma caixa de manteiga, com seis unidades de 3kg cada, contudo, duas unidades vieram com peso inferior, evidenciando a responsabilidade da ré.

3. Ponderou que a ação ilícita da demandada não gerou violação aos direitos extrapatrimoniais do autor, motivo pelo qual julgou improcedente o pedido compensatório por danos morais.

4. Nas razões do recurso, o recorrente sustentou que o descaso com que foi tratado pela recorrida lhe fez passar por transtorno que ultrapassou o mero aborrecimento, motivo pelo qual requereu a reforma da sentença para que o pedido compensatório por danos morais seja julgado procedente.

5. Sem contrarrazões.

6. É o relatório.

II – PROJETO DE VOTO

7. Dispensado, nos termos do art. 46 da Lei nº 9.099/1995. Da ementa já consta a sucinta fundamentação necessária à manutenção da sentença.

8. Submeto, assim, o projeto à apreciação do Juiz Togado.

Flávio Henrique Maia de Oliveira

Juiz Leigo

III – VOTO

9. Com arrimo no art. 40 da Lei nº 9.099/95, HOMOLOGO, na íntegra, o projeto supra.

10. É o voto.

Natal/RN, data do sistema.

RICARDO PROCÓPIO BANDEIRA DE MELO

Juiz Relator

Natal/RN, 25 de Abril de 2023.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT