Acórdão Nº 08203605020198205004 de TJRN. Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, 3ª Turma Recursal, 08-06-2020

Data de Julgamento08 Junho 2020
Classe processualRECURSO INOMINADO CÍVEL
Número do processo08203605020198205004
Órgão3ª Turma Recursal
Tipo de documentoAcórdão

PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SEGUNDA TURMA RECURSAL

Processo: RECURSO INOMINADO CÍVEL - 0820360-50.2019.8.20.5004
Polo ativo
MIGUEL TRINDADE NETO
Advogado(s): JOAO DOS SANTOS MENDONCA
Polo passivo
COMPANHIA ENERGETICA DO RIO GRANDE DO NORTE COSERN e outros
Advogado(s): WAGNER SOARES RIBEIRO DE AMORIM, WALTENCY SOARES RIBEIRO AMORIM

EMENTA: RECURSO INOMINADO. DIREITO DO CONSUMIDOR. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C REPARAÇÃO POR DANOS MORAIS. INSCRIÇÃO EM ÓRGÃO DE RESTRIÇÃO AO CRÉDITO. ALEGAÇÃO INICIAL, DE INEXISTÊNCIA DE LIAME JURÍDICO ENTRE O AUTOR E A CONTRATAÇÃO QUE DEU AZO À RESTRIÇÃO, SUFICIENTEMENTE DESCONSTITUÍDA. JUÍZO DE PRIMEIRO GRAU, QUE CONSTATOU A EXISTÊNCIA DE EXECUÇÃO FISCAL EM DESFAVOR DO AUTOR, RELATIVA A DÉBITOS DE IPTU E TAXA DE LIXO, INCIDENTES SOBRE O MESMO IMÓVEL INDICADO NAS TELAS SISTÊMICAS CARREADAS PELA CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO. JULGADO QUE NÃO SE BASEIA INTEGRALMENTE EM TELAS SISTÊMICAS. EXISTÊNCIA E LEGALIDADE DA RELAÇÃO JURÍDICA ENTRE AS PARTES. NÃO COMPROVAÇÃO, PELO AUTOR, QUANTO AO PAGAMENTO DO DÉBITO NEGATIVADO. RESTRIÇÃO CREDITÍCIA LÍCITA. POSSIBILIDADE DE PEDIDO CONTRAPOSTO. ART. 31, CAPUT, DA LEI 9.099/95. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA POR SEUS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos estes autos do recurso inominado acima identificado, acordam os Juízes de Direito integrantes da Segunda Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Estado do Rio Grande do Norte, à unanimidade de votos, em conhecer do recurso e negar-lhe provimento, mantendo a sentença recorrida por seus próprios fundamentos.

Condenação em custas processuais e honorários advocatícios, estes fixados em 10% sobre o valor da causa, condicionando-se o pagamento ao disposto no art. 98, § 3º, do CPC.

Participaram do julgamento, além da Relatora, os Juízes Raimundo Carlyle de Oliveira Costa e Ricardo Procópio Bandeira de Melo.

Esta súmula servirá de acórdão, nos termos do art. 46 da Lei 9099/95.

I - RELATÓRIO

Trata-se de Recurso Inominado interposto por MIGUEL TRINDADE NETO, contra sentença que julgou improcedente o feito epigrafado.

Conforme os fundamentos da sentença, consultando o sistema PJe, foi localizado o processo de número 0604839-72.2009.8.20.0001, o qual trata de execução fiscal de débitos referentes a IPTU e Taxa de Lixo do imóvel situado na Rua Princesa Isabel, 523, Sala 109, Natal/RN cadastrado na Secretaria de Tributação de Natal/RN no nome do autor. Desta forma, entendeu, agira a demandada em exercício regular de direito, ao inscrever o nome do autor nos cadastros de restrição ao crédito em razão de inadimplemento, pelo que não há que se falar em conduta ilícita, responsabilidade civil e dever de indenizar. Em verdade, a autora deu causa ao dano...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT