Acórdão nº 50008979220158210086 Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Sétima Câmara Cível, 23-02-2022

Data de Julgamento23 Fevereiro 2022
ÓrgãoSétima Câmara Cível
Classe processualApelação
Número do processo50008979220158210086
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça do RS
Tipo de documentoAcórdão

PODER JUDICIÁRIO

Documento:20001556334
Poder Judiciário
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

7ª Câmara Cível

Avenida Borges de Medeiros, 1565 - Porto Alegre/RS - CEP 90110-906

Apelação Cível Nº 5000897-92.2015.8.21.0086/RS

TIPO DE AÇÃO: Alimentos

RELATOR: Desembargador SERGIO FERNANDO DE VASCONCELLOS CHAVES

APELANTE: SEGREDO DE JUSTIÇA

APELADO: SEGREDO DE JUSTIÇA

APELADO: SEGREDO DE JUSTIÇA

RELATÓRIO

Trata-se de irresignação de LEANDRO V. C. S. com a r. sentença que julgou parcialmente procedente a ação de alimentos ajuizada por JEAN L. V. S., representado por sua genitora, CLAUDIA C. V., para condenar o réu a pagar pensão de alimentos no valor de 20% do salário mínimo.

Sustenta o recorrente a ausência de condições financeiras para arcar com o montante fixado na sentença, pois não tem vínculo formal de emprego e possui, além do recorrido, outros quatro filhos, com os quais também tem o dever alimentar, pretendendo, a redução dos alimentos para 15% do salário mínimo. Pede o provimento do recurso.

Não foram apresentadas as contrarrazões.

Com vista dos autos, a douta Procuradoria de Justiça lançou parecer opinando pelo conhecimento e desprovimento do recurso.

É o relatório.

VOTO

Estou desacolhendo o pleito recursal.

Com efeito, observo que o recorrente reclama a redução do valor dos alimentos fixados na sentença para a filho menor, cabendo examinar apenas a adequação da verba alimentar, pois é incontroversa a obrigação, que decorre do exercício do poder-dever familiar.

Lembro que cabe a ambos os genitores o encargo de prover o sustento do filho comum e menor, devendo cada genitor concorrer na medida da própria disponibilidade. Ou seja, enquanto o guardião presta alimento in natura, cabe ao genitor, que não é guardião, prestar alimentos mediante uima pensão alimentícia, que deve ser fixada de forma a atender as necessidades do filho, mas dentro das possibilidades do genitor, e sem sobrecarregá-lo em demasia.

No caso, o alimentado JEAN conta dez anos de idade, tem suas necessidades presumidas em razão da menoridade, que são aquelas próprias da sua faixa etária, e o alimentante, embora alegue que não tem condições fazendárias de arcar com o montante fixado na sentença, não traz aos autos elementos que comprovem efetivamente a sua impossibilidades, ônus processusal que lhe incumbia, conforme Conclusão 37 do Grupo de Estudos do TJRS.

Assim, convém frisar que o recorrente não apenas não comprovou que permanece desempregado desde 2015, como também não comprovou que é responsável, efetivamente, pelos outros quatro filhos, tendo em vista que o filho Bryan já completou a maioridade (Evento 3 – Cont e Docs4, p.12), e quanto ao menor Luan, não consta, nos autos, a certidão de nascimento para comprovar a paternidade.

A ausência de relação de emprego formal não exime o alimentante de contribuir com um valor mínimo capaz de suprir a manutenção do recorrido, que é seu filho e menor de idade. E, aliás, essa condição de desemprego alegada pelo recorrente evidentemente não implica falta de trabalho ou de receita. Certamente desenvolve sua atividade laboral de forma autônoma por que lhe é mais conveniente e rentável, com o que se pode presumir que seus ganhos certamente superam o valor do salário mínimo, pois, caso contrário, trataria de procurar um trabalho...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT