Acórdão nº 71010508471 Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Terceira Turma Recursal Cível, 30-06-2022

Data de Julgamento30 Junho 2022
ÓrgãoTerceira Turma Recursal Cível
Classe processualRecurso Inominado
Número do processo71010508471
Tribunal de OrigemTurmas Recursais
Tipo de documentoAcórdão

PODER JUDICIÁRIO




GVG

Nº 71010508471 (Nº CNJ: 0018014-70.2022.8.21.9000)

2022/Cível


RECURSO INOMINADO.
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER E INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS. TELEFONIA. PAGAMENTO DE FATURA MEDIANTE O USO DO CÓDIGO DE BARRAS. DIVERGÊNCIA ENTRE OS CÓDIGOS CONSTANTES NO COMPROVANTE DE PAGAMENTO E NO BOLETO. ERRO DE DIGITAÇÃO EVIDENCIADO. RESPONSABILIDADE DA PARTE AUTORA. LINHA TELEFÔNICA SUSPENSA POR INADIMPLÊNCIA. RÉ QUE SE DESINCUMBIU DE SEU ÔNUS PROBATÓRIO. SENTEÇA MANTIDA PELOS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS, A TEOR DO ART. 46, DA LEI Nº 9.099/95. RECURSO DESPROVIDO.

Recurso Inominado


Terceira Turma Recursal Cível

Nº 71010508471 (Nº CNJ: 0018014-70.2022.8.21.9000)


Comarca de Canoas

LEDIR REIS DA SILVA


RECORRENTE

TELEFONICA BRASIL S/A


RECORRIDO


ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos os autos.


Acordam os Juízes de Direito integrantes da Terceira Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais Cíveis do Estado do Rio Grande do Sul, à unanimidade, em NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO.

Participaram do julgamento, além do signatário, os eminentes Senhores Dr. Cleber Augusto Tonial e Dr. Fábio Vieira Heerdt.


Porto Alegre, 30 de junho de 2022.


DR. GIULIANO VIERO GIULIATO,

Relator.


RELATÓRIO
Trata-se de recurso inominado interposto por LEDIR REIS DA SILVA em face da sentença que julgou IMPROCEDENTES os pedidos formulados na inicial.


Em suas razões, a recorrente sustentou, em breve síntese, que teve os serviços de telefonia cancelados, além de ter sido cobrada por fatura indevida, tendo em vista que o débito foi devidamente quitado.
Relatou ter efetuado o pagamento da fatura através do aplicativo do Banco do Brasil, onde possui conta. Referiu que ?copiou o código de barra e colou no aplicativo e realizou o pagamento, restando demonstrado o pagamento da referida fatura?. Discorreu sobre o dever de indenizar. Requereu a fixação de danos morais de acordo com os parâmetros aplicados em casos análogos, bem como a reativação no fornecimento da prestação do serviço.

A gratuidade da justiça foi deferida na origem.


Foram apresentadas contrarrazões.


É o relatório.

VOTOS

Dr. Giuliano Viero Giuliato (RELATOR)

CONSIDERANDO:

I. QUE preenchidos os pressupostos de admissibilidade, conheço do recurso.


II. QUE a parte autora alega que a sua linha telefonia teria sido suspensa, embora tivesse quitado a fatura com vencimento em 28/06/2021, no valor de R$ 161,52. Requer a indenização por danos morais, bem como restabelecimento da linha.

III. QUE a empresa ré, por sua vez, sustenta que houve utilização da linha durante todo o mês de julho de 2021. Juntou relatório de fls. 59/74 para corroborar sua alegação. Aduziu, outrossim, que não houve nenhuma irregularidade nas cobranças realizadas, porquanto o pagamento da fatura foi realizado de forma inadequada, já que teve um erro de digitação do código de barras.

IV. QUE o juízo de origem analisou o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT