Agressão na escola fundamental ? Representações e práticas de professores de Educação Física

AutorFlavia Fernandes de Oliveira, Sebtastião Josué Votre
Páginas67-78
Niterói, v. 10, n. 1, p. 67-78, 2. sem. 2009 67
AGRESSÃO NA ESCOLA FUNDAMENTAL –
REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS
DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Flavia Fernandes de Oliveira
UNISUAM/RJ
Sebastião Josué Votre
Universidade Gama Filho/RJ
E-mail: sebastianovotre@yahoo.com.br
Resumo: Nosso objeto do estudo são as
representações e práticas de professores
sobre manifest ações d e preco nceito e
discri minação nas aulas de e ducaçã o
física, por meio da violência verbal e física.
O objetivo é levantar e analisar o discurso
e a prática docente relacionada à agres-
são no ensino fundamental de educação
física, na rede pública municipal do Rio
de Janeiro. O corpus é constituído por
discursos de 20 professores de educação
física, 10 homens e 10 mulheres, de três
escolas. Também são analisadas as práti-
cas de 120 alunos, que foram observadas
nas aulas, nas atividades físico-desportivas
regulares e no recreio, durante três meses e
meio, totalizando 86 sessões. As entrevistas
coletaram respostas dos professores, sobre
os atos de agressão dos alunos. As falas
e ações foram interpretadas com base
na Análise Crítica do Discurso, com foco
nos apelidos que ouvem e produzem e
nos atos agressi vos que presenciam. Os
resultados mostram que a escola não está
suficientemente preparada para lidar com
o problema; entretanto, os professores se
utilizam de recursos dialogais e disciplinares
para coibir os atos de violência que conse-
guem detectar entre os alunos.
Palav ras -ch ave: agress ão; escola fu n-
damental; educação física; professores;
alunos.
Rev Genero v 10 n 1.indb 67 8/6/2011 18:31:58

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT