Algumas noções de topografia aplicada

AutorAntonio Sérgio Liporoni - Odair Martins Benite
Páginas171-177

Page 171

Muito falamos em que o perito judicial deva sempre conferir um levantamento topográfico apresentado na instrução do processo.

Para tanto, há alguns procedimentos bastante simples para uma rápida conferência da planta apresentada e que não poderíamos deixar de oferecer.

Uma planta topográfica bem elaborada, como já foi dito anteriormente, deve trazer o maior número de informações técnicas, favorecendo a quem quer que vá conferi-la.

Normalmente, a planta traz a indicação nas suas divisas com valores angulares expressos em rumos ou azimutes e as distâncias de cada segmento de reta, tomando, por exemplo, a planta da figura 28.

Azimuteéindicadocom AZ eorumo éindicadocom oquadrante correspondente que pode ser NE, SE, NW ou SW.

O azimute é o ângulo formado pela direção e sentido do alinhamento gravado, com a linha do norte, sendo contado de 0º a 360º sempre no sentido horário.

Orumoéoânguloformado pela direçãoesentidodoalinhamento gravado, com a linha do Norte ou Sul, à direita e à esquerda, com a linha mais próxima, indo até 90º.

O azimute, assim sendo, pode percorrer todo círculo, partindo da linha norte e nela chegando com 360º, enquanto o rumo parte da linha norte à direita, vai até 90º, em direção ao leste, aí estando, estará no quadrante NE; à esquerda, até 90º, em direção

Page 172

ao Oeste, no quadrante NW. Pode ser referencial a partir da linha do Sul, em direção ao Leste, até 90º, no quadrante SE e em dire-ção ao Oeste, até 90º, no quadrante SW.

Como exemplo, a planta da figura 28 está orientada por rumos e o ponto "B" tem seus lados com um rumo de 30º 36’45" NE no sentido e direção de "A" para "B" e 57º 53’27" SE de "B" para "C", formando a figura 35. Transformando-se esses rumos para azimutes vamos ter que, de "A" para "B", o rumo no quadrante NE já é o próprio azimute e o rumo de "B" para "C", no quadrante SE vai resultar no azimute de 122º 06’33" na subtração dos 180º. A partir daí, através da soma desses dois ângulos, tem-se o ângulo "B", formado pelos dois segmentos de reta "A" - "B" e "B - C", como demonstrado na figura 36.

Figura 35

Page 173

Figura 36

Sabendo que a soma dos ângulos internos de qualquer polígono fechado perfaz a um total angular correspondente a multi-plicação de 180º pelo número de vértices menos dois, o perito pode verificar se o levantamento topográfico está fechado angularmente, primeiro, com o auxílio da transformação dos rumos ou azimutes para ângulos internos, e depois...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT