Das 'altas' e das 'baixas' literaturas: possibilidades de leituras críticas numa perspectiva interdisciplinar

AutorIzabel Cristina dos Santos Teixeira
CargoProfessora de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Tocantins(UFT)- Campus Universitário de Araguaína (Curso de Licenciatura em Letras). Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Linha de pesquisa: Literatura e Meio Ambiente. Grupo de pesquisa: NEDiG
Páginas83-100
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.4, p. 83- 100, jul./dez. 2007.
DAS “ALTAS” E DAS “BAIXAS” LITERATURAS: POSSIBILIDADES DE
LEITURAS CRÍTICAS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
ON THE “HIGH” AND “LOW” LITERATURES: POSSIBILITIES OF CRITICAL
READINGS UNDER AN INTERDISCIPLINARY PERSPECTIVE
DE LAS "ALTAS” Y DE LAS "BAJAS" LITERATURAS: LAS POSIBILIDADES DE
LECTURAS CRÍTICAS EN UNA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Izabel Cristina dos Santos Teixeira
i
Resumo
Este trabalho faz uma análise dos pontos de vista apontados por Leyla Perrone-
Moisés em seu ensaio “Altas literaturas” (1988), no qual a autora defende a
existência de um cânone literário ocidental, baseado no fato de os autores,
escolhidos por ela, também serem críticos literários, o que, para a ensaísta, é critério
suficiente para a definição do modelo proposto.
Palavras-chave: cânone literário, baixa literatura, teorias, debates acadêmicos,
interdisciplinaridade.
Abstract
This work makes an analysis of the points of view indicated by Leyla Perrone-Moisés
in her essay “Altas literaturas” (1988), in which the author defends the existence of a
western literary canon, based on the fact that the authors, chosen by herself, are also
literary critics. This fact is, for the essayist, enough criterion for the definition of the
considered model.
Keywords: literary canon, low literature, academic theories, discussions,
interdisciplinary.
Resumen
Este trabajo hace un análisis de los puntos de vista señalados por Leyla Perrone-
Moisés en su análisis “Altas literaturas” (1988), en la cual la autora defiende la
existencia de una persona occidental de la regla literaria, basada en el hecho de
que los autores, elegido por ella, también son críticos literarios, lo que para el
ensaysta, es criterio suficiente para la definición del modelo considerado.
Palabras-clave: regla literaria, literatura baja, teorías académicas, discusiones,
interdisciplinaridad.
i Professora de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Tocantins(UFT)-
Campus Universitário de Araguaína (Curso de Licenciatura em Letras). Doutoranda em Literatura
pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Linha de pesquisa: Literatura e Meio Ambiente.
Grupo de pesquisa: NEDiG. E-mail: izabelt2000@yahoo.com.br
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.4, p. 83- 100, jul./dez. 2007.
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INTRODUÇÃO
O ensaio “Altas literaturas”, de Leyla Perrone-Moisés (1998), com o qual
pretendemos dialogar, se nos apresenta como um manual prescritivo, e sobre ele
nos debruçamos, com a finalidade de estabelecermos contrapontos. Neste sentido,
desejamos mostrar que, em seu estudo, não há, pelo menos, aparentemente,
possibilidade de criação de um espaço para as leituras contemporâneas, em
particular, pós-coloniais, em vista de seu labor “em prol do cânone literário”.
Adotando uma possibilidade de investigação nada condizente com os
desejos da autora, nosso objeto de estudo, a ser desenvolvido no Doutorado, adota
uma perspectiva interdisciplinar. Esta forma de abordagem textual define um método
de pesquisa que requer muitos aportes de conhecimento, ou seja, várias áreas do
saber formal, a fim de propor um enquadramento do tema a ser investigado, em um
contexto inter-cultural amplo.
Entendemos que tal desobediência ao perfil estabelecido na obra crítica a ser
na alisada pode servir também como provocação, uma exceção propriamente dita, a
buscar respostas a muitas questões as quais a refinada pesquisadora deixou de
fora, em sua opção teórica.
I AS DEFESAS DE LEYLA PERRONE-MOISÉS
O ensaio “Altas literaturas” é resultado de ampla pesquisa elaborada pela
autora, conforme ela mesma o afirma na página de apresentação.
O livro é considerado um dos mais importantes ensaios de crítica
literária, publicado no Brasil, nos últimos anos [1] Neste livro, ela traça o perfil do que
entende ser o de “desinteresse pela literatura”, pelo fato de as universidades
cederem, pouco a pouco, seus espaços aos estudos culturais. Segundo a
ensaísta, no meio acadêmico, ascendeu a expressão de uma determinada minoria
sexual, étnica (literatura feminista, gay, e outras), em detrimento dos valores
literários.
Do seu lugar de fala – “crítica literária acadêmica” – a professora
Perrone-Moisés (op.cit.) segue em defesa da literatura e do seu poder formador e
transformador, a partir da elaboração de um cânone literário, estabelecido por
escritores modernos, a quem ela chama de escritores-críticos, dada a produção

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