A educação ambiental e a emergência de uma cultura sustentável no cenário da globalização

AutorMartha Tristão
CargoDoutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado em Educação Ambiental na University of Regina, Saskatchewan, Canadá e USP. Professora associada do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da coordenação do GT de Educação Ambiental da Associação Nacional de Pós-Graduação e ...
Páginas207-222
http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n1p207
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EMERGÊNCIA DE UMA CULTURA
SUSTENTÁVEL NO CENÁRIO DA GLOBALIZAÇÃO
ENVIROMENTAL EDUCATION AND THE EMERGENCE OF A SUSTAINABLE
CULTURE IN THE GLOBALIZ ATION SCENERY
LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y LA EMERGENCIA DE UNA CULTURA
SOSTENIBLE EN EL ESCENARIO DE LA GLOBALIZACIÓN
Martha Tristão1
RESUMO:
Como a dimensão ecológica extrapola as fronteiras estabelecidas, seja entre os
saberes, seja entre os limites territoriais entre países, apresenta um vínculo total
com os processos da globalização do planeta para além dos fenômenos meramente
econômicos. Sem qualquer pretensa hierarquia, pode ser traduzida como um a
questão vital, inter-relacionada com todas as outras dimensões e que diz respeito a
todos nós. Não possui territórios demarcados. Entretanto, o impacto da globalização
diverge de um país a outro, de uma região a outra. A questão ecológica pode ser um
fator mobilizador da solidariedade planetária, cria uma simbiose entre local/global
pelo seu poder de partilhar com diferentes sujeitos, coletivos e contextos, ações com
princípios éticos e humanistas numa perspectiva que transcende fronteiras. Esta
proposta de estudo desponta como possibilidade de desenvolver um pensamento
que associe o paradigma emergente da sustentabilidade ao desenvolvimento
econômico e social, às contradições inerentes aos processos de globalização e à
Educação Ambiental, contextualizando-o nos devires s ociais, políticos, ecológicos e
culturais, dentro das relações espaço/tempo, local/global. A educação, de modo
geral, tem uma função essencial para propiciar o desenvolvimento de modo
sustentável das sociedades em transição, nas quais o pensamento hegemônico é de
uma sociedade ocidental, moderna, progressista e monocultural.
Palavras-chave: Globalização. Sustentabilidade. Cultura. Território. Educação.
ABSTRACT:
Since the ecologic dimension goes beyond the established frontiers, either among
distinct kinds of knowledge or among the territorial country limits, it presents a total
binding with the planet globalization processes, beyond the merely economic
phenomena. Without any hierarchical pretension, this dimension can be interpreted
1 Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado em Educação
Ambiental na University of Regina, Saskatchewan, Canadá e USP. Professora associada do
Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da
coordenação do GT de Educação Ambiental da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa
em Educação ANPEd,. E-mail: marthatristaoferreira@gmail.com
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não
Adaptada.
208
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.9, n.1, p. 207-222, Jan./Jul. 2012
as a vital question, interrelated with all the other dimensions and affecting all of us. It
has no fixed boundaries. However, the globalization impacts diverge from a country
or a region, to another. The ecologic dimension may consist in a mobilization factor
to conform the planetary solidarity, to create a local/global symbiosis through its
power of sharing among different persons, collectivities and contexts, actions with
ethic and humanist principles towards a cross-boundary perspective. This proposition
of study points to the possibility of developing a way of thinking that associates the
emergent sustainability paradigm to the economic and social development, to the
inherent contradictions of the globalization processes and to the Environment
Education, contextualized in the social, political, ecologic and cultural becomings,
inside the space/time, local/global relations. In a general perspecti ve, the education
has the essential function of propitiating the sustainable development of the transition
societies, in which the hegemonic way of thinking is still that of an occidental,
modern, progressive and monocultural society.
Keywords: Globalization. Sustainability. Culture. Territory. Education.
RESUMEN:
Como la dimensión ecológica extrapola las fronteras establecidas, sea entre los
saberes, sea entre los límites territoriales entre países, presenta un vínculo total con
los procesos de globalización del planeta que excede los fenómenos meramente
económicos. Sin cualquier pretensión jerárquica, puede ser traducida como una
cuestión vital, interrelacionada c on todas las otras dimensiones y que nos afecta a
todos. No posee territorios demarcados. Sin embargo, el impacto de la globalización
diverge de un país a otro, de una región a otra. La cuestión ecológica puede ser un
factor movilizador de la solidaridad planetaria, crea una simbiosis entre local/global
por su poder de compartir con diferentes sujetos, colectividades y contextos,
acciones con principios éticos y humanistas en una perspectiva que trasciende
fronteras. Esta propuesta de estudio apunta a la posibilidad de desarrollar un
pensamiento que asocie el paradigma emergente de la sostenibilid ad al desarrollo
económico y social, a las contradicciones inherentes a los procesos de globalización
y a la Educación Ambiental, contextualizándolo en los desdoblamientos sociales,
políticos, ecológicos y culturales, dentro de las relaciones espacio/tiemp o,
local/global. Desde un punto de vista general, la educación tiene una función
esencial para propiciar el desarrollo de las sociedades en transición de manera
sostenible, en las cuales el pensamiento hegemónico es todavía el de una sociedad
occidental, moderna, progresista y unicultural.
Palabras clave: Globalización. Sostenibilidad. Cultura. Territorio. Educación
INTRODUÇÃO
Este artigo é a continuidade do debate iniciado a partir da elaboração do texto
“A educação ambi ental e o par adigma da sustentabilidade em tempos de
globalização” (TRISTÃO, 2010), que se aprofunda em companhia da c omplexa rede
socioambiental tecida por Edgar Morin, em sua ode ao planeta no livro Terra Pátria
(2000). Entendo a globalização não como um fenômeno único, mas como formação

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT