AMIZADE. Expressão de afeto recíproco!

AutorAntonio Carlos da Carvalho Pinto
Ocupação do AutorProfessor de Direito Processual Penal. 'Ex' Coordenador de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP.
Páginas15-18

Page 15

Eis um exemplo:

Meu querido CAÍTO:

Começamos juntos no primeiro ano do Bacharelado em

Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas, que ainda nem era Pontifícia. O ano era 1966, em pleno período do autoritarismo, e logo nos tornamos amigos. Estudávamos juntos e nem vou contar que elaboramos em parceria um trabalho acadêmico a defender o escabinado, uma espécie de júri heterodoxo, formado por julgadores leigos e togados. Justamente ele, que se tornaria um dos maiores nessa tribuna democrática do Tribunal do Júri.

Foi o primeiro da turma que se casou. Estive em sua cerimônia de casamento, na Capela da PUC-Monte Alegre e depois na festa. Éramos idealistas, felizes, o mundo estava à nossa disposição.

E realmente CAÍTO, o ANTONIO CARLOS DE CARVALHO PINTO, conquistou o mundo. Tornou-se um dos

Page 16

advogados mais respeitados de São Paulo. Tem enorme facilidade em concatenar ideias, expondo-as com descortino, lucidez e sedução.

Logo passou a ser profissional requisitado para as grandes questões criminais. Fez nome, fez fama, fez amigos e admiradores.

Nunca se esqueceu dos velhos companheiros da turma de 1970 da PUC-CAMPINAS, da qual é um dos maiores. Naqueles nossos tempos, o vestibular incluía Psicologia e Lógica. E tal estudo serviu para o êxito evidenciado por CAÍTO no Júri. Basta ver o célebre caso em que a vítima era outro amigo meu, o inesquecível Promotor Júlio César Ribas, relato que é verdadeira aula de lógica para os iniciantes.

Especialista em todos os assuntos que formam a complexa teia de conhecimentos hábeis a realizar o justo e o concreto perante os pares que julgam seu semelhante, este notável advogado passou a dominar a balística - vide o caso 15 desta obra - a atualíssima teoria do domínio do fato e temas recorrentes, quais o puerpério, a anencefalia, a eutanásia e tantas outras áreas abertas à percuciência do bom esgrimista do Júri.

O ingrediente que não falta à bela trajetória de ANTONIO CARLOS DE CARVALHO PINTO por esta existência terrena é o entusiasmo, a paixão, o idealismo, a crença na palavra como chave de libertação do semelhante.

· O Tribunal do Júri continua a exercer atração mágica sobre os jovens e tem produzido as mais expressivas

Page 17

páginas de boa literatura que não é apenas jurídica, mas abriga emoções, tramas, surpresas, paixões e outros labirintos a serem percorridos nessa inextricável profundidade que é a alma humana.

O Júri é o palco das...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT