Análise custo/volume/lucro aplicada ao comércio de pescados

AutorLivia Cândido Moraes - Rodney Wernke
CargoUniversidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Brasil - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Brasil
Páginas81-102
ano 03, v.1, n°6, Jul./Dez., 2006, p. 81-101 81
evista
evista
ontemp orânea
ontempor ânea de
de
ontabilidad e
ontabilid ade
C
C
R
R
C
C
Livia C. Moraes
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Brasil
Rodney Wernke
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Brasil
Resumo
O artigo discorre sobre a aplicação da Alise Custo/Volume/Lucro numa empresa que captura e comercializa
pescados oceânicos e tamm pescados cultivados em cativeiro. Para tanto, após breve revisão da literatura
enfocando os conceitos relacionados, relata-se o estudo de caso de forma detalhada. Depois de evidenciar as
principais características da empresa pesquisada, são descritas as fases do trabalho, mostrando de onde foram
obtidos os dados, os cálculos necessários e as informações gerenciais pertinentes. Por último são comentadas
as limitações inerentes à metodologia empregada e são mencionadas as conclusões do estudo
Palavras-chave: Análise custo/volume/lucro, Pescados, Estudo de caso.
Abstract
This article presents the application of the cost/volume/profit analysis in an organization which commercial-
izes both ocean fishes and fishes cultivated in captivity. After a brief review of literature the case study is
described. After listing the main characteristics of the organization under scrutiny, the steps of the work are
described in detail, showing where the data were collected, the necessary calculations that were made and the
important management information obtained. Lastly the limitations inherent to the methodology adopted are
commented upon and the results of the study are presented.
Key words: Cost/volume/proft analysis, Fishing, Case study.
Análise custo/volume/lucro aplicada
ao comércio de pescados
Cost/volume/profit analysis in a fishing business
ano 03, v.1, n°6, Jul./Dez., 2006, p. 81-101
82
evista
evista
ontemp orânea
ontempor ânea de
de
ontabilidad e
ontabilid ade
C
C
R
R
C
C
Livia C. Moraes e Rodney Wernke
1 Introdução
Os conceitos da Análise Custo/Volume/Lucro (ou Análise CVL) têm sido
empregados vários anos para avaliar ou simular os resultados operacionais de
empresas de vários setores ou segmentos mercadológicos. Isso ocorre porque são
diversificados os benefícios informativos proporcionados, possibilitando fundamentar
tecnicamente inúmeras decisões cotidianas com as quais se deparam os administradores.
Nessa direção, a literatura contábil tem sido especialmente pródiga em
disponibilizar exemplos de aplicações da Análise CVL em ambientes industriais. Porém,
obras enfatizando a utilizão desta ferramenta gerencial em empresas de comércio e
serviços são bem menos numerosas. Essa escassez de textos voltados para tais tipos
de empresas é mais notória quando se procura por obras relacionadas com alguns
tipos específicos de segmentos, como é o caso do comércio de pescados. Em razão
disso, optou-se nesta pesquisa por relatar um estudo de caso onde foi aplicada a
Análise Custo/Volume/Lucro numa empresa que comercializa este tipo de produto.
O objetivo principal do estudo foi proporcionar aos gestores da empresa
enfocada informações que facultassem o conhecimento da lucratividade dos produtos
comercializados, o resultado do período, o ponto de equilíbrio (em unidades e em
valor), a margem de segurança das operações mensais e a possibilidade de simular
cenários que envolvam alterações nos fatores envolvidos (custos, preços e volumes
vendidos).
Com tal finalidade, inicialmente faz-se uma revisão da literatura acerca dos
principais conceitos vinculados à Análise Custo/Volume/Lucro. Em seguida discorre-
se a respeito da pesquisa realizada, descrevendo-se o contexto onde foi delineado o
estudo de caso, comenta-se detalhadamente as etapas seguidas e evidenciam-se as
informações de cunho gerencial obtidas. Por último, são citadas algumas limitações
inerentes à metodologia empregada e são mencionadas as conclusões oriundas da
pesquisa.
2 Conceitos Empregados (Revisão da Literatura)
No estudo de caso realizado foram empregados os conceitos relacionados com
a Análise Custo/Volume/Lucro, que o enfatizados neste tópico.
Kaplan e Atkinson (1989) mencionam que diversas decisões gerenciais requerem
a análise atenta do comportamento de custos e lucros em função das expectativas do
volume de vendas. No curto prazo (menos que um ano) a maioria dos custos e preços
dos produtos da empresa pode, em geral, ser determinada. A principal incerteza não
está relacionada com custos e preços dos produtos, mas com a quantidade que irá ser
vendida. A Análise de Custo/Volume/Lucro aponta os efeitos das mudanças nos volumes
de vendas na lucratividade da organizão.
Horngren et al (1999) dizem que a Análise de Custo/Volume/Lucro é uma das

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT