Análise da estrutura do mercado brasileiro de caminhões, 1990-2010

AutorAlberes Souza Ferreira - Jader Fernandes Cirino
CargoBacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestrando em Economia Aplicada pela mesma instituição no Departamento de Economia Rural
Páginas11-32
Análise dA estruturA do mercAdo brAsileiro
de cAminhões, 1990-2010
Alberes Sousa Ferreira1
Jader Fernandes Cirino2
Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a estrutura de mercado da
indústria brasileira de caminhões no período de 1990 a 2010, dado que
este setor mostra-se de fundamental importância para o desenvolvimento
econômico do país ao promover a integração dos demais setores e/ou
regiões em toda estrutura produtiva e de distribuição. O referencial teórico
utilizado para a análise baseou-se na abordagem da Organização Industrial
sob o Paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, buscando-se investigar
os principais elementos que caracterizam a estrutura de mercado, dentre
eles: a parcela de mercado, a taxa de concentração e o índice sumário de
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de publicações da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de
Automóveis). A análise permitiu a conclusão de que o mercado estudado
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1 Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestrando em Economia Aplicada
pela mesma instituição no Departamento de Economia Rural, e-mail: alberesasf@yahoo.com.br.
2 E-mail: jader.cirino@ufv.br
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Alberes Sousa Ferreira • Jader Fernandes Cirino
Textos de Economia, Florianópolis, v.16, n.2, p.11-32, jul./dez.2013
1. IntRodução
Nos últimos anos, o Brasil vem se destacando como um dos maiores
produtores de veículos automotores do mundo, com destaque para o setor
de caminhões. De acordo com os dados da Associação Nacional dos Fa-
bricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA, 2013a) o país se tornou
a quinta maior indústria de caminhões do mundo em 2005. Estima-se que
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produzidos cerca de 2,8 milhões desses veículos no país.
Segundo informações da Anfavea (2013b) o peso da indústria de ca-
minhões no setor automotivo era muito grande entre os períodos de 1957
e 1960, chegando a representar 48,10% da produção dos veículos produzi-
dos no país. No ano de 2008 esta representatividade já se mostrava muito
modesta, somando apenas 5,2% do total de veículos produzidos no Brasil.
Embora essa indústria tenha perdido espaço frente aos outros segmentos
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de transportes no Brasil. Segundo informações da Confederação Nacional
de Transportes (CNT, 2013), o modal rodoviário responde por 65% das
operações de transporte no país, contra cerca de 20% do ferroviário e 1%
do transporte aquaviário.
Após anos apresentando baixas taxas de crescimento, a produção de
caminhões apresentou um crescimento de 167,3% - de 71,7 mil para 191,6
mil- entre os anos de 2000 e 2010. Atualmente, estima-se que a frota de
caminhões no Brasil seja de 1,7 milhões de veículos. Esse aumento da pro-
dução foi induzido pelas alterações ocorridas na economia brasileira nas
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de 1990, ocorreram muitas transformações na indústria automobilística
brasileira, dentre as quais pode-se destacar o acirramento da concorrência
no mercado internacional e o lento processo de abandono da política de
substituição de importações. Fatores que podem ter incentivado o aumento
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mais com a proteção tarifária instituída pelo governo.
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dução durante o período analisado. O aumento das vendas internas no
mercado de atacado (da fábrica para a concessionária) pode ser observado

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