Análise das tags utilizadas na indexação de imagens no Pixabay

AutorFederico Natalio Madkur, Raíssa Yuri Hamanaka, Raimunda Fernanda dos Santos, Rogério Aparecido Sá Ramalho
CargoDoutorando em Ciência da Informação Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Londrina, Brasil / Doutoranda em Ciência da Informação Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Londrina, Brasil / Doutora em Ciência da Informação Universidade Federal do Rio de Janeiro, ...
Páginas562-583
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaç ão, Florianópolis, v. 22, p. 01-22, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e88171
Artigo
Original
ANÁLISE DAS
TAGS
UTILIZADAS NA INDEXAÇÃO DE
IMAGENS NO PIXABAY
Analysis of the tags used in the image indexing on Pixabay
Federico Natalio Madkur
Doutorando em Ciência da Informação
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação,
Comunicação e Artes, Londrina, Brasil
federico.madkur@uel.br
https://orcid.org/0000-0002-0099-1604
Raíssa Yuri Hamanaka
Doutoranda em Ciência da Informação
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação,
Comunicação e Artes, Londrina, Brasil
raissa.hamanaka@uel.br
https://orcid.org/0000-0001-9516-5825
Raimunda Fernanda dos Santos
Doutora em Ciência da Informação
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de
Biblioteconomia, Rio de Janeiro, Brasil
fernanda@facc.ufrj.br
https://orcid.org/0000-0002-7750-3269
Rogério Aparecido Sá Ramalho
Doutor em Ciência da Informação
Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Ciência
da Informação, São Carlos, Brasil
ramalho@ufscar.br
http://orcid.org/0000-0002-8491-3514
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Analisar um conjunto de tags coletadas em imagens indexadas no Pixabay por meio de métodos de
representação temática imagética utilizados no contexto da Ciência da Informação.
Método: Trabalho de natureza descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e uso da pesquisa documental, tendo
em vista a análise de documentos fotográficos em ambiente digital. Foi realizado um estudo de caso no Pixabay, por meio
da análise de uma amostra de etiquetas coletadas na plataforma.
Resultado: Foram analisadas 320 tags, presentes em 14 imagens no Pixabay. Foi possível i dentificar a relação entre o
nível pré-iconográfico e iconográfico com a etiquetagem altruísta, por se tratar de níveis que descrevem o conteúdo
primário e secundário de imagens e são fidedignos às mesmas, contribuindo para a geração de etiquetas que sejam
pertinentes na recuperação da informação. Também foi identificada a relação entre o nível pré-iconográfico e a dimensão
expressiva, pois nele eram apres entados o tipo de im agem (foto, ilustração, ícone, símbolo), as cores e elementos
fotográficos (macro-imagem, sombreado), elementos descritivos que representam a dimensão expressiva focada na
técnica utilizada na produção do recurso imagético. A partir das análises realizadas foram identificadas potencialidades e
lacunas no uso da folksonomia no contexto de indexação de imagens em ambientes digitais.
Conclusões: No atual contexto Web, com o crescimento das redes colaborativas, a Ciência da Informação deve
acompanhar as inovações e as novas formas de representação informacional a fim de aprimorar suas ferramentas,
técnicas e métodos d e pesquisa. Portanto, é importante explorar as potencialidades das folksonomias n a compreensão
dos fenômenos informacionais colaborativos.
PALAVRAS-CHAVE: Representação imagética. Indexação de imagens. Folksonomia. Pixabay.
ABSTRACT
Objective: Analyze a set of tags collected from images indexed in Pixabay through methods of images thematic
representations used in the context of Information Science.
Methods: Descriptive and exploratory research, with a qualitative approach and use of documentary research to analyzing
photographic documents in a digital environment. A case study was carried out on Pixabay, through the analysis of a
sample of tags collected on the platform.
Results: We analyzed 320 tags, present in 14 images on Pixabay. It was possible to identify the relationship between the
pre-iconographic and iconographic level with altruistic labeling, as they are levels that describe the primary and secondary
content of images and are reliable to them, contributing to the generation of labels that are relevant in the information
retrieval. The relationship between the pre-iconographic level and the expressive dimension was also identified, as it
presented the type of image (photo, illustration, icon, symbol), colors and photographic elements (macro-image, shading),
descriptive elements that represent the expressive dimension focused on the technique used in the production of the
imagetic resource. Based on the analyzes carried out, potentialities and gaps in the use of folksonomy in the context of
image indexing in digital environments were identified.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 27, p. 01-22, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e88171
2
Conclusions: In the current Web context, with the growth of collaborative networks, Information Science m ust keep up
with innovations and new forms of informational representation to improve its tools, techniques and research methods.
Therefore, it is important to explore the potential of folksonomies in understanding collaborative informational phenomena.
KEYWORDS: Image representation. Image indexing. Folksonomy. Pixabay.
INTRODUÇÃO
A Era da Informação caracteriza-se por ser um ambiente de constantes
transformações digitais e inovações tecnológicas. Fenômeno que se traduz pela
conectividade ubíqua, Inteligência Artificial, assistentes virtuais, performatividades
algorítmicas, aprendizado de máquina, Robotic Process Automation e trabalhadores digitais
(MELLO FILHO; ARAÚJO JÚNIOR, 2021; NEVES et al., 2020).
Nesse contexto, a representação da informação em ambiente digital também sofre
alterações. O comportamento informacional dos usuários se modifica, tornam-se mais
ativos e engajados nos processos de produção, consumo e compartilhamento de conteúdo
em ambiente virtual. As folksonomias surgem por meio do processo de etiquetagem livre e
colaborativo realizado pelos usuários, que passam a atribuir tags ou etiquetas aos recursos
informacionais a partir de termos oriundos da linguagem natural em detrimento do uso de
vocabulários controlados (CORRÊA; SANTOS, 2018; NÓBREGA; MANINI, 2016).
O uso de folksonomias em ambiente digital apresenta vantagens e desvantagens.
Tags podem ser utilizadas para descrever recursos, expressar opiniões, contextualizar
informações, registrar a memória coletiva, possibilitar a integração de grupos de usuários
com interesses semelhantes, na descentralização do processo de representação da
informação, na contribuição para a promoção da garantia do usuário, na redução de custos,
na possibilidade de associação e navegabilidade entre recursos, além de possuírem cunho
colaborativo e social. O uso da etiquetagem livre também é caracterizado pela falta de
controle de vocabulário, ambiguidade, personalização extrema, inexatidão de significados
e pelo baixo controle de sinônimos e homônimos, o que dificulta a recuperação efetiva e
precisa da informação (CATARINO; BAPTISTA, 2009; CORRÊA; SANTOS, 2018; GUPTA
et al., 2011).
O Pixabay
1
é uma comunidade colaborativa na Web, onde se compartilham imagens,
ilustrações, vídeos e músicas livres de direitos autorais. A empresa tem origem alemã, com
sede em Berlim, onde os fundadores propuseram a ideia de compartilhar conteúdos em
acesso aberto sob a licença Pixabay.
A partir das questões apontadas em relação ao uso de folksonomias, o problema de
pesquisa é: como usuários especialistas em produção de imagens etiquetam seus recursos
1
Disponível em: https://pixabay.com/pt/. Acesso em: 13 jan. 2022.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT