As estruturas antropológicas do imaginário de Gilbert Durand em cinco pinturas de Arcimboldo

AutorSandra Iris Sobrera Abella - Rafael Raffaelli
CargoGraduada em Psicologia, Mestre em Psicologia e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC - Professor do Departamento do Curso de Graduação em Psicologia, do Departamento do Curso de Graduação em Cinema e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da UFSC
Páginas224-249
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2012v13n102p224
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.13, n.102, p.224-249 jan/jun 2012
As Estruturas Antropológicas do Imaginário de Gilbert Durand
em Cinco Pinturas de Arcimboldo
1
The Antropological Structures of the Imaginary by Gilbert Durand
on Five Arcimboldo's Paintings
Sandra Iris Sobrera Abella2, Rafael Raffaelli3
Resumo
Trata-se do recorte de uma pesquisa que visa investigar o imaginário na obra de
Giuseppe Arcimboldo, artista italiano do século XVI que vem chamando a atenção
atualmente em virtude de suas ilusões de ótica. Neste trabalho, o objetivo é
estabelecer reflexões sobre cinco de suas obras, com base nas estruturas do
imaginário conforme Gilbert Durand. Foi possível identificar a presença de imagens
referentes ao regime diurno representando o poder paternal e aspectos de
racionalidade e ascensão e também ao regime noturno remetendo aos ciclos da
natureza, ao materno e ao eterno feminino, à descida e à profundidade, com
destaque para a simbologia vegetal e alimentar. Tais simbologias, consoantes com o
imaginário renascentista, reaparecem num momento em que predomina a
simbologia diurna e a leitura imagética possui características diferenciadas, embora
o imaginário transcenda limites temporais e espaciais.
Palavras-chave: Arcimboldo. Imaginário. Simbólico. Leitura de imagens. Pintura.
Abstract
This is the part of a study aimed at investigating the imagery in the work of Giuseppe
Arcimboldo, a sixteenth-century Italian artist who is catching people´s attention,
today, because of his optical illusions. In this work, the objective is to provide
reflections on five of his works based on the structures of the imaginary, according to
Gilbert Durand. It was possible to identify the presence of images related to the
daytime regime, which represents the paternal responsibility, aspects of rationality
and rise. And also, the nocturnal regime that refers to the cycles of nature, the
mother, the eternal feminine, the descent and depth, with emphasis on the vegetal
and nutritive symbolism. Such symbols, which are consonant with the Renaissance
imaginary, reappear at a time when it is dominant the daytime symbolism and the
imagery reading has distinctive characteristics, although the imaginary transcends
spatial and time limits.
1 Este artigo é uma versão ampliada e aprimorada do texto “Considerações acerca do imaginário em
pinturas de Arcimboldo a partir do referencial teórico e metodológico de Gilbert Durand”, apresentado
no IV Colóquio Internacional Imaginário, Cultura e Educação e publicado nos anais do evento,
realizado em Niterói/RJ, 2011.
2 Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação
Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. E-mail para contato: sobrera@hotmail.com.
3 Professor do Departamento do Curso de Graduação em Psicologia, do Departamento do Curso de
Graduação em Cinema e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Hum anas, da
UFSC. E-mail para contato: raffaelli.rafael@gmail.com.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
225
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.13, n.102, p.224-249 jan/jun 2012
Key words: Arcimboldo. Imaginary. Symbolic. Reading of images. Painting.
1 Introdução
Este trabalho consiste em uma leitura de obras de Giuseppe Arcimboldo,
artista italiano do século XVI, realizada à luz da concepção durandiana de estruturas
do imaginário, analisando a significação dessas imagens a partir da identificação dos
regimes, estruturas e esquemas aos quais os elementos que formam seus retratos
podem ser relacionados, bem como narrativas míticas que remetem a significados
arquetípicos. Tal abordagem permite um maior aprofundamento na análise da obra
ao relacionar seus elementos componentes aos significados correspondentes em
diversas culturas de variadas temporalidades e localizações geográficas.
Esta análise faz parte de uma pesquisa de doutorado interdisciplinar em
ciências humanas em andamento, a qual investiga o simbólico e o imaginário na
obra do artista citado, o qual, durante sua estada na corte imperial em Praga, sob a
proteção e incentivo do imperador Rodolfo II, pintou as suas famosas cabeças
“humanas” compostas por seres e objetos diversos.
Apesar de ter sido um artista do século XVI, localizado no início da
modernidade ou da pré-modernidade, segundo alguns autores em suas obras
pode-se claramente identificar a forma de representar seja objetos, flores, frutos,
legumes, verduras ou outros alimentos, e também crianças, como a dos artistas
renascentistas, extremamente detalhados, demostrando um domínio virtuosístico da
técnica pictórica. Ao mesmo tempo, costuma chamar a atenção o fato de que,
inventivamente e até mesmo surpreendentemente, tais objetos podem ser também
percebidos formando uma face humana nada convencional na forma de
representação, parecendo diferente dos artistas de sua época, com exceção da
informação que se tem da existência de imitadores que pintavam à maneira desse
artista.
O foco de análise sobre a obra desse artista, criador das referidas imagens
compostas, destaca o imaginário, tendo em vista o fato de que o uso da imaginação
é proeminente no modo como os elementos naturais representados são rearranjados
de formas inusitadas. Sendo pertinente também destacar a atemporalidade do
imaginário ao qual tais obras remetem, não se restringindo a uma determinada
época, considerando que, após um extenso período de esquecimento e

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT