Apresentação

AutorProf. Dr. Florisbal de Souza Del’Olmo
CargoCoordenador
Páginas7-8

Page 7

Sentimo-nos gratificado em fazer chegar ao mundo acadêmico e aos estudiosos e pesquisadores do mundo jurídico o quarto número da Revista Direitos Culturais.

A par de cumprir sua missão de integrar o Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e a própria Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Santo Ângelo no universo acadêmico brasileiro e internacional, nosso periódico se consolida como veículo para professores e mestrandos da instituição e pesquisadores de universidades co-irmãs.

Consignamos a auspiciosa e ampla aceitação da Revista, que nesta edição conta com valiosas reflexões de autores de diversas Universidades, inclusive da tradicional e renomeada Universidade Autônoma do México (UNAM). Esses estudos, como vem ocorrendo desde o primeiro número do periódico, estão consentâneos e integrados em Direito e Multiculturalismo e Cidadania e Novas Formas de Solução de Conflitos, as duas linhas de pesquisa do Mestrado em Direito da URI.

Entre os professores do nosso Programa e do Campus contamos com a participação dos doutores Noli Bernardo Hahn (A questão do sujeito e o sujeito em Alain Tourane) e Liliana Locatelli, em co-autoria com o mestrando Cláudio Antonio de Paiva Simon (A vulnerabilidade do consumidor ante os ambientes virtuais: o caso dos sítios de aproximação); e das dedicadas mestres Astrid Heringer (Eutanásia e direito à morte assistida: o que pensa a Igreja Católica?) e Janete Rosa Martins (A violência contra mulheres e a lei Maria da Penha).

Os artigos dos professores Gilmar Antonio Bedin (A transformação da modernidade e a emergência do Estado de Segurança: uma análise a partir da obra de Zymunt Bauman), da UNIJUI, Ijuí (RS); Beatrice Guimarães Nóbrega (O monismo de primazia internacional: a proposta de Alfred Verdross para relação entre direito internacional e direito estatal), da FCJ, Joinvile (SC); Candice Nóbrega Graziani Vireira Lima (O terrorismo e a relativização da inextraditabilidade de autores de crimes políticos), da FIC, Fortaleza (CE); e Mauro Luiz Cervi (Avanços tecnológicos, expansão industrial e neocriminalização), da ULBRA, Santa Maria (RS) enriquecem a Revista e a inserem na desejável integração acadêmica nacional.

A pesquisa do Prof. Dr. Ricardo Méndez-Silva (El humanitarismo cruel: el programa petróleo por alimentos para Iraq), da UNAM, cidade do México...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT