Apresentação

AutorJosé Gonçalves Medeiros
CargoEditor
Páginas221-222

Page 221

Encerrando esta edição, ainda na qualidade de editor, despeço-mee agradeço a todos que, nos últimos cinco anos, contribuíram para tornar a RCH um periódico conhecido e aceito por grande parte de leitores e instituições nacionais.

A revista, nesse período, seguiu rigorosamente os princípios alinhados à ética, o respeito à palavra e as decisões dos pareceristas. É possível que essa forma de trabalho tenha se tornado mais agradável, porém, não menos exposto à crítica.

Esta edição, a de número 38, mantém a principal característica dos números anteriores – a pluralidade. Garanti-la e as mesmas condições de publicação a todos, sem prejuízos à qualidade da revista, foi o maior desafio. A ilustração das capas foi outro aspecto significativo ao homenagear pintores brasileiros. Nessa edição é possível apreciar a obra do pintor pernambucano, Cícero Dias, cujo acervo pertence ao museu Oscar Niemayer, de Curitiba.

A revista vem com sete artigos que os organizo a partir de três blocos: o da Política, o do Histórico/Filosófico e o da Arte.

Page 222

Na esfera do político os artigos: As dificuldades de efetivação da democracia : os desafios da resistência à mudança política no Brasil na obra de Celso Furtado, El desencanto argentino e Jovens universitários e o trabalho precário criam, para o leitor, um fio condutor entre as histórias da democracia no Brasil e na Argentina. No Brasil, parte da história política vem contada por meio do pensamento político e econômico de Celso Furtado para quem, ocorreram mudanças significativas no pensamento brasileiro e, particularmente, na área de ciências sociais responsável pela reflexão dos processos coletivos de transformação a partir da década de 50, quando o processo de urbanização e industrialização da sociedade brasileira se intensifica. Na Argentina, a crise política, econômica e social influenciou a construção social das identidades que se colocaram em oposição ao projeto político do Estado neoliberal por meio de um movimento...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT