A Arte de documentar a natureza em relatos de viagem às Cataratas do Iguaçu (BRASIL e ARGENTINA, 1883-1914)

AutorCezar Karpinski, Keitty Rodrigues Vieira
CargoDoutor em História Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, Brasil cezark@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-2446-0653 / Mestre em Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, Brasil keitty...
Páginas1-19
Artigo
Original
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, n. esp., p. 01-19, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https: //doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e75476
A ARTE DE DOCUMENTAR A NATUREZA EM
RELATOS DE VIAGEM ÀS CATARATAS DO
IGUAÇU (BRASIL E ARGENTINA, 1883-1914)
The art of documenting nature in travel reports to the Catarata de
Iguaçu (Brazil and Argentina, 1883-1914)
Cezar Karpinski
Doutor em História
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, Brasil
cezark@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0003-2446-0653
Keitty Rodrigues Vieira
Mestre em Ciência da Informação
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, Brasil
keitty_rodriguesvieira@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0001-8649-0765
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Reflete sobre o aspecto documental dos relatos de viagens na constituição de paisagens naturais a partir de
pesquisa sobre as Cataratas do Iguaçu. Os documentos analisados são relatos de viagens publicados no Brasil e na
Argentina entre os anos de 1883 e 1914. Investiga como os viajantes e exploradores que visitaram as cataratas entre os
séculos XIX e XX conceberam o território disputado por Brasil e Argentina desde o período colonial. Especificamente,
objetivou-se: identificar a tipologia documental, caracterização técnica e possíveis aproximações dos relatos de viagem
com a “arte da Bibliografia”; apresentar concepções de “Natureza”, “Recursos naturais” e “Pai sagem” presentes nas
narrativas dos viajantes.
Método: Pesquisa exploratória, bibliográfica e documental por meio do método histórico.
Resultado: Apontamentos técnicos acerca da tipologia documental “relatório de viagem” e sua relação com a
Bibliografia. Reflexões teóricas sobre memória e paisagem na interface dos registros documentais.
Conclusões: Conforme apresentado no evento “A Arte da Bibliografia” (2019), foram destacadas as imagens e as
descrições da paisagem utilizadas como recurso discursivo de empoderamento dos Estados Nacionais em disputa pelo
território da fronteira.
PALAVRAS-CHAVE: Relatos de viagens. Cataratas do Iguaçu (Brasil). Cataratas do Iguaçu (Argentina). Paisagem.
Memória.
ABSTRACT
Objective: Reflects on the documentary aspect of travel reports in the constitution of natural landscapes from research
on Cataratas do Iguaçu. The documents analyzed are travel reports published in Brazil and Argentina between the years
1883 and 1914. It investigates how travelers and explorers who visited the falls between the 19th and 20th centuries
conceived the territory disputed by Brazil and Argentina since the colonial period. Specifically, it aimed to: identify the
documentary typology, technical characterization and possible approximations of travel reports with the “art of
Bibliography”; present concepts of “Nature”, “Natural resources”, and “Landscape” present in the travelers' narratives.
Methods: Exploratory, bibliographic and documentary research using the historical method.
Results: Technical notes about the documentary typology “tri p report” and its relationship with the Bibliography.
Theoretical reflections on memory and landscape at the interface of documentary records.
Conclusions: As presented in the event “A arte da Bibliografia” (2019), images and descriptions of the landscape were
used, used as a discourse resource for the empowerment of National States in dispute over the border territory.
KEYWORDS: Travel reports. Cataratas do Iguaçu (Brazil). Cataratas do Iguaçu (Argentina). Landscape. Memory.
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Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da i nformação, Florianópolis, v. 25, n. esp., p. 01-19, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https: //doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e75476
1 INTRODUÇÃO
O termo “Bibliografia”, em seu sentido etimológico, significa a “descrição dos livros”.
Essa descrição, por sua vez, pode ir além dos aspectos técnicos voltados ao objeto físico
e necessitar de compreensões históricas. Nesse sentido, o evento “A Arte da Bibliografia”
agrega aos estudos bibliográficos, uma vez que promove uma discussão interdisciplinar
pautada nos estudos do livro, do documento e da informação, compreendendo questões
históricas e contemporâneas sobre o tema (ECCE LIBER..., 2013, não paginado).
Alentejo (2015, p.54) destaca três funções sociais da Bibliografia, que são: “[...]
favorecer o controle bibliográfico, a ampliação da descrição dos artefatos informáticos e
divulgação e a preservação do conhecimento registrado”. Com isso, entende-se que aos
estudos sobre a Bibliografia podem-se somar discussões sobre múltiplas tipologias
documentais, desde que se reconheça nesses artefatos o seu valor histórico e social e
prime-se por sua preservação.
Diante disso, é possível dizer que objetos informacionais relacionados a
situações, lugares e épocas que servem para “representar” uma realidade específica. A
ideia de “representações da sociedade” é definida, portanto, como “[...] algo que alguém
nos conta sobre algum aspecto da vida social” (BECKER, 2009, p.18), e esse ato de
contar pode ser por meio de registros impressos de informação, relatos e fotografias que
representam “realidades” sob a perspectiva de um indivíduo ou grupo.
Com isso, o acesso, o tratamento e a análise crítica desses materiais é uma forma
de cumprir com o objetivo social da Bibliografia, que é a disseminação do conhecimento
registrado e a preservação da memória documental. “Nesse sentido, a memória se
constrói socialmente por meio das experiências vividas, individual ou coletivamente.
Cenas, imagens, fotografias, relatos ou registros sonoros nos dão a oportunidade de
conhecer memórias vividas em tempos longínquos” (CAVALCANTE, 2007, p.100).
Dado o exposto, o trabalho aqui apresentado é resultado de uma pesquisa
realizada entre os anos de 2007 e 2016, em bibliotecas do Brasil e da Argentina, que
objetivou a catalogação, digitalização e análise de documentos que retratassem a história
da paisagem “Cataratas do Iguaçu”. Metodologicamente, o tratamento técnico dos
documentos bibliográficos recuperados encontra-se publicado em dois artigos científicos
da área de Ciência da Informação (KARPINSKI, 2018; KARPINSKI et al., 2018).

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