As Estrategias da Visao Baseada em Recursos Naturais Sao Lucrativas? Um Estudo Longitudinal do Indice de Sustentabilidade Empresarial Brasileiro.

AutorAlmada, Livia

I Introducao

O pressuposto central da sustentabilidade ambiental e a necessidade de equilibrar producao, exploracao, consumo e preservacao dos recursos naturais (Kanchan et al., 2015; United Nations Framework Convention on Climate Change, 2008). Governos, organizacoes e ambientalistas--atores-chave desse processo --criaram regulamentos e leis e promoveram conferencias na tentativa de reduzir sua pegada de carbono a longo prazo. Desde a Conferencia das Nacoes Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano, em 1972, ate hoje, por meio de conferencias anuais (como a COP 25 realizada em 2019), os lideres mundiais vem discutindo as consequencias do aquecimento global. O Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris (COP21) sao propostas para mitigar os problemas das mudancas climaticas, especificando metas para reduzir as emissoes de gases de efeito estufa e o aquecimento global (Maamoun, 2019; Schneider & Theuer, 2019). A interferencia imprudente da humanidade na natureza traz amplas consequencias. Alguns pesquisadores estao relacionando a pandemia de COVID-19 a exploracao natural que faz com que animais selvagens--nesse caso, morcegos--se aproximem de seres humanos (Zhou et al., 2020). Cui et al. (2019) explicam que "o constante transbordamento de virus de hospedeiros naturais para humanos e outros animais se deve em grande parte as atividades humanas, incluindo praticas agricolas modernas e urbanizacao".

Por outro lado, alguns governos recentemente negaram os efeitos do aquecimento global e agiram contra a preservacao ambiental. Embora os Estados Unidos tenham assinado o Acordo de Paris em 2016, o presidente Trump decidiu desistir do acordo, declarando que o aquecimento global nao e prioridade para a administracao federal (Pickering et al., 2018; United Nations, 2019). Mais tarde, seu sucessor, o presidente Biden, voltou ao acordo reconhecendo a importancia da agenda de mudancas climaticas. Seguindo o caminho de Trump, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ameacou desistir do acordo durante sua campanha para as eleicoes de 2018 (Esteves, 2018), mas o Brasil permanece no acordo.

O Brasil e conhecido por seus recursos naturais, como a Floresta Amazonica. No entanto, os atores politicos e economicos tem priorizado o lucro acima do meio ambiente. Exemplos incluem os desastres de mineracao e ruptura de barragens que aconteceram em Mariana e Brumadinho (ambos no Estado de Minas Gerais), a crescente devastacao da Amazonia e os incendios por la em 2019 (Hughes, 2019). O relatorio da Organizacao para a Cooperacao e Desenvolvimento Economico (OCDE) afirmou que o Brasil esta longe de alcancar um sistema sustentavel abrangente e pediu melhorias nas politicas macroeconomicas e na governanca economica (Organisation for Economic Co-operation & Development, 2018). Por muito tempo, a literatura de administracao de empresas entrou nessa discussao, propondo perspectivas teoricas para entender como as organizacoes sao responsaveis pelo desenvolvimento sustentavel global e podem lucrar com as preocupacoes ambientais (Elkington, 2018; Hart & Dowell, 2011; Lins et al., 2017). Nesse sentido, Hart (1995) desenvolveu a visao baseada em recursos naturais (NRBV), que e baseada na perspectiva de visao baseada em recursos (RBV) de Barney (1991). A NRBV afirma que a vantagem competitiva sustentavel esta relacionada a tres estrategias verdes--prevencao da poluicao, gestao de produtos e desenvolvimento sustentavel--quando elas sao valiosas, raras, inimitaveis e nao substituiveis (VRIO) (Barney, 1991; Barney et al., 2001; Hart, 1995; Hart & Dowell, 2011).

Varios pesquisadores apontam que os estudos empiricos se concentraram na estrategia de prevencao da poluicao, deixando os outros dois (gestao de produtos e desenvolvimento sustentavel) subestimados (Christmann, 2000; Hart & Dowell, 2011; Michalisin & Stinchfield, 2010). Alem disso, a maioria dos resultados se limita ao hemisferio norte (Bhupendra & Sangle, 2017; Fernando & Saththasivam, 2017; Graham & McAdam, 2016; McLain et al., 2017; Svensson et al., 2018), deixando de apoiar os paises subdesenvolvidos empiricamente. Flammer (2013), por exemplo, descobriu que, nos Estados Unidos, o preco das acoes aumentou para empresas que agiram de forma responsavel com o meio ambiente, enquanto as empresas envolvidas em escandalos ambientais tiveram uma queda significativa. Embora a literatura que examina a relacao entre resultados ambientais e desempenho financeiro nao seja escassa, os resultados ainda sao contraditorios. Albertini (2013) explica que a ligacao entre a gestao ambiental corporativa e o desempenho financeiro nao e direta, sendo necessaria a pesquisa adicional.

Dixon-Fowler et al. (2013) afirmam que o estudo longitudinal e necessario para entender o impacto das iniciativas ambientais nos resultados financeiros, uma vez que estrategias de curto prazo favorecem retornos imediatos e investimentos de longo prazo exigem tempo para serem pagos. Flammer (2013) tambem pede estudos que avaliem o desempenho da empresa no longo prazo, pois "pode-se regredir a medida de longo prazo do valor da empresa (por exemplo, Q de Tobin) e desempenho da empresa (por exemplo, retorno sobre ativos, margem de lucro liquido) em proxies para a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) ambiental" (p. 772). A literatura brasileira de administracao de empresas ainda e incipiente em relacao aos resultados ambientais. Kannan et al. (2014) constataram que sao escassos os estudos baseados em criterios ambientais em paises em desenvolvimento, em especial dos BRICS (Brasil, Russia, India, China e Africa do Sul). Varios autores postulam que a literatura brasileira que relaciona desempenho corporativo e estrategias verdes ainda esta no debate teorico, pois reivindicam mais pesquisas empiricas (Nobre & Ribeiro, 2013; Sato & Pedrozo, 2012; Sehnem et al., 2012; Silva & Balbino, 2013; Sousa-Filho & Barbieri, 2015).

O objetivo desta pesquisa e, portanto, preencher essa lacuna, analisando se as tres estrategias da perspectiva NRBV levam ao desempenho financeiro (PF), representado pelo valor de mercado, em 18 empresas que compoem o indice brasileiro de sustentabilidade empresarial. A Bolsa de Valores de Sao Paulo criou o indice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) em 2005, seguindo o exemplo de Londres e dos Estados Unidos. O ISE e uma ferramenta desenvolvida para diferenciar e destacar o desempenho das empresas comprometidas com a sustentabilidade nos aspectos ambiental, social, economico e financeiro.

Este estudo pretende contribuir para a discussao de estrategias verdes e desempenho financeiro no Brasil utilizando a abordagem NRBV como fundamentacao teorica. Por meio das lentes de uma estrutura bem conhecida, os resultados deste estudo fornecem evidencias adicionais a literatura--discutindo nao apenas se vale a pena ser verde, mas aprofundando a compreensao do quanto vale a pena ser verde. A abordagem NRBV fundamenta a analise de que forma cada uma das estrategias e suas dimensoes se relacionam com os resultados financeiros organizacionais, como valor de mercado em economias em desenvolvimento. Este artigo aborda pedidos recentes de pesquisas adicionais na literatura sobre desempenho ambiental que incluem outros fatores, como estrategias ambientais corporativas (Ong et al., 2019). Dixon-Fowler et al. (2013) solicitam estudos longitudinais para capturar o retorno de investimentos de longo prazo em estrategias verdes. Alem disso, Gauthier (2018) argumenta que relatorios anuais, dados de arquivo e outras fontes "oferecem o potencial de aumentar significativamente nossa compreensao dos mecanismos pelos quais as empresas criam valor por meio de praticas de negocios sustentaveis". O autor requisita pesquisas futuras sobre praticas sustentaveis que vao alem do metodo de levantamento. No Brasil, Almada e Borges (2018) requisitam pesquisas empiricas para testar as estrategias da NRBV no contexto brasileiro.

Para os profissionais, esta pesquisa pode oferecer descobertas empiricas sobre a possibilidade de o desenvolvimento e a adocao de estrategias verdes melhorarem o desempenho financeiro da empresa. Como argumenta Albertini (2013), estrategias de prevencao da poluicao, praticas focadas em produtos e desenvolvimento sustentavel nao sao simples praticas que as organizacoes incorporam em suas rotinas e processos. Todas essas estrategias devem ser consideradas a luz da complexidade ambiental e da tomada de decisao gerencial para que as organizacoes tenham capacidades sustentaveis complexas. Este estudo pretende lancar luz sobre essa complexidade, agregando todas as tres estrategias propostas na teoria da NRBV.

Este artigo esta estruturado em cinco secoes, incluindo a introducao. Na segunda secao, discutimos de que forma as estrategias da NRBV estao relacionadas aos resultados organizacionais, em particular ao desempenho financeiro. Na terceira secao, explicamos a metodologia desta pesquisa e, na quarta, apresentamos os resultados. Finalmente, discutimos as implicacoes, as limitacoes e as conclusoes na ultima parte.

2 Teoria e hipoteses

A vantagem competitiva pode ser alcancada quando os recursos e capacidades organizacionais levam a um desempenho superior. A vantagem competitiva sustentavel (SCA) e a capacidade que a empresa tem de continuamente criar valor economico em comparacao com seus concorrentes (Jones et al., 2018; Peteraf & Barney, 2003). A vantagem competitiva e sustentavel quando persevera ao longo do tempo, em que outras organizacoes nao conseguem ter os mesmos recursos ou desenvolver capacidades semelhantes para ameacar a lider de mercado. De acordo com a abordagem da visao baseada em recursos (RBV), se os recursos e capacidades organizacionais sao valiosos, raros, inimitaveis e nao substituiveis (VRIO), a empresa tem maior probabilidade de alcancar vantagem competitiva sustentavel (Barney, 1991; Barney et al., 2001). O componente valioso esta relacionado a capacidade organizacional de reduzir custos em produtos ou...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT