As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista

AutorChristiane Batista de Paulo Lobato - Mozar José de Brito - Valéria da Glória Pereira Brito - André Luiz de Paiva
CargoUniversidade Federal de Lavras (UFLA) - Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Páginas87-100
Estratégias de produção e Mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista
R C A
6
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo principal compreender a
construção das práticas estratégicas de produção artesanal
e inserção mercadológica de uma organização produtora de
cachaça orgânica a partir dos fundamentos ontológicos da
abordagem construtivista realista. Para tanto, empregou-se
o método de estudo de caso. Esta escolha metodológica
permitiu a aplicação do framework de análise que aborda a
imbricação entre os contextos macro e micro social, a práxis,
as práticas e os praticantes envolvidos na construção das estra-
tégias de produção e mercado de uma pequena organização
produtora de cachaça orgânica. Evidencia-se nos resultados a
capacidade reexiva dos praticantes em combinar saberes tra-
dicionais e saberes técnico-cientíco e as práticas de mercado
(representação, normativas e trocas). Por m, o artigo ratica
a relevância da contextualização (micro e macrossocial) para
os estudos da estratégia como prática social.
Palavras-Chave: Estratégia como prática; Construtivismo
Realista; Cachaça; Minas Gerais; Práxis
ABSTRACT
This article has as main objective to understand the cons-
truction of the strategic practices of artisanal production and
market insertion of an organization producing organic cachaça
from the ontological foundations of the realist constructivist
approach. For this, the case study method was used. This me-
thodological choice allowed the application of the analysis
framework that addresses the overlap between macro and
micro social contexts, praxis, practices and practitioners in-
volved in building the strategy of the production and market
strategies of a small organization producing organic cachaça.
The results show the reective capacity of practitioners to
combine traditional and technical-scientic knowledge and
market practices (representation, rules and exchanges). Finally,
the article raties the relevance of contextualization (micro
and macrosocial) for studies of strategy as a social practice.
Key-words: Strategy as a practice; Realistic Constructivism;
Cachaça; Minas Gerais; Praxis
Estratégias de produção e Mercado de uma organização
produtora de cachaça: uma abordagem construtivista
Cachaça production and Market strategy:
a realistic constructivist approach
Christiane Batista de Paulo Lobato
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
email: christianelobato@unilavras.edu.br
Mozar José de Brito
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
email: mozarbrito@gmail.com
Valéria da Glória Pereira Brito
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
email: vgpbrito@gmail.com
André Luiz de Paiva
Programa de Pós-Graduação em Administração
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
email: andrepaiva2@gmail.com
Marcador automático dos rodapés. Editar as informações aqui. Não apagar!
Revista de Ciências da Administração • v. 22, n. 57, p. 87-10 0, Agosto. 2020
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e78372
Submetido: 22/11/2019
Aceito: 17/03/2021

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT