As necessidades informacionais e a competência em informação dos pais de surdos

AutorAna Paula Pereira, Adriana Rosecler Alcará
CargoDoutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciência da Informação, Londrina, Brasil / Doutora em Psicologia pela Universidade de São Francisco. Professora Adjunto no Departamento de Ciência da Informação Universidade Estadual de Londrina, ...
Páginas1-24
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da inform ação, Florianópolis, v. 2 6, p. 01-24, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79382
Artigo
Original
AS NECESSIDADES INFORMACIONAIS E A
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DOS PAIS DE
SURDOS
The information needs and the information literacy of the parents of deaf
Ana Paula PEREIRA
Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI)
Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciência da Informação, Londrina, Brasil
appuel@yahoo.com.br
https://orcid.org/0000-0003-2635-9014
Adriana Rosecler ALCA
Doutora em Psicologia pela Universidade de São Francisco.
Professora Adjunto no Departamento de Ciência da Informação
Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil
adrianaalcara@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-4639-0967
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Apresentar as necessidades informacionais dos pais de surdos na perspectiva da c ompetência em
informação.
Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualiquantitativa, realizado a partir de uma
pesquisa de campo. O ambiente de pesquisa foi constituído por duas instituições especializadas na área da surdez do
norte do Paraná, tendo como população alvo pais cujos filhos surdos estudam nestas instituições. Para coleta de dados
utilizou um questionário, com questões fechadas e abertas.
Resultado: Entre os resultados identificou que as principais necessidades informacionais dos pais de surdos se referem
à informação para saúde e tratamentos, para educação e escolha de escolas, assim como para conhecer os direitos dos
surdos, sobre a Língua de Sinais e para ensinar o filho surdo.
Conclusões: Conclui que os pais precisam aprender continuamente sobre a surdez e para tal a competência em
informação pode contribuir de modo que saibam reconhecer e sanar suas necessidades , e assim auxiliar os filhos
surdos.
PALAVRAS-CHAVE: Competência em informação. Vulnerabilidade em informação. Necessidades informacionais.
Surdez. Pais de surdos.
ABSTRACT
Objective: To present the informational needs of parents of the deaf from the perspective of information literacy.
Method: This is an exploratory and descriptive study, with a qualitative and quantitative approach, carried out based on
field re search. The research environment consisted of two institutions specialized in the area of deafness in northern
Paraná, with the target population of parents whose deaf children study at these institutions. For data collection, a
questionnaire was used, with closed and open questions.
Result: Among the re sults, he identified tha t the main informational needs of deaf p arents refer to information for health
and treatments, for education and choice of schools, as well as to know the rights of the deaf, about Sign Language and
to teach their child deaf.
Conclusions: It concludes that parents need to continually learn about deafness and for that, information literacy can
contribute so that they know how to recognize and address their needs, and thus help deaf children.
KEYWORDS: Information literacy. Vulnerability in information. Information needs. Deafness. Deaf parents.
1 INTRODUÇÃO
Saber identificar adequadamente uma necessidade informacional, onde e de que
modo buscar, usar e se apropriar da informação que atenda essa necessidade requer a
Encontros Bibli: revista eletr ônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florian ópolis, v. 26, p. 01-24, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https: //doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79382
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articulação de diversas habilidades. Tais habilidades compõem um processo denominado
competência em informação, que de modo geral, abrange o saber mobilizar
conhecimentos, habilidades e atitudes que irão subsidiar a relação das pessoas com a
informação de modo consciente, reflexivo, crítico e autônomo. Assim um dos objetivos da
competência em informação é “[...] gerar usuários autônomos, consumidores críticos de
informação, com maior controle de seu processo de aprendizagem.” (DULZAIDES
IGLESIAS; MOLINA GÓMEZ, 2007, p. 46, tradução nossa).
O desenvolvimento dessa consciência, criticidade, reflexão e autonomia para lidar
com a informação se constitui na base para o aprendizado ao longo da vida (VITORINO;
PIANTOLA, 2009), fazendo com que o sujeito possa definir suas necessidades de
informação, isto é, saber que precisa de uma informação para aprender, conhecer e ter
condições de buscá-la, selecioná-la e dela se apropriar criticamente. Tanto a necessidade
informacional, quanto a busca, o uso e a apropriação da informação requerem habilidades
e atitudes que podem atuar como fatores que impulsionam a competência em informação
e a consequente aprendizagem.
Diante do diagnóstico da surdez, a ausência de informação e conhecimento e o
medo produzem conflitos e incertezas principalmente em relação às escolhas e decisões
da família. Um exemplo disso ocorre nas situações reais em que os pais precisam decidir
quanto à realização da cirurgia de implante coclear, à aprendizagem da Língua de Sinais,
à compra de um aparelho auditivo, à submissão do filho surdo à terapia fonoaudiológica,
se ele vai estudar em uma escola regular ou especial, entre outras (SANTANA, 2007).
Para que os pais tenham condições de esclarecer falsas noções, fazer suas escolhas,
tomar decisões, o desistir de seus filhos e assim refazer suas próprias vidas, a
informação será necessária e não apenas a informação em si, mas o saber lidar
conscientemente com ela. (PEREIRA, 2020). Nesse aspecto, podemos afirmar que “Mais
importante do que a informação é saber buscar e trabalhar com ela”. (AMADEO;
VITORINO, 2013, p. [14]).
Diante dessa realidade, entendemos a importância de abordar essa temática no
âmbito da Ciência da Informação e da competência em informação. que ao identificar
as dificuldades e necessidades informacionais dos pais de surdos será possível indicar
ações que favoreçam e impulsionem a formação e o desenvolvimento de habilidades para
a competência em informação deste grupo, que na maioria dos casos, se encontra em
situação de vulnerabilidade informacional.

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